A RELAÇÃO DA AGRESSIVIDADE CANINA COM O MEDO

AGRESSIVIDADE CANINA E MEDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2023.v30.1075

Palavras-chave:

cães, agressividade, medo, comportamento

Resumo

A agressividade e o medo são repertórios conhecidos do comportamento canino. Este estudo teve como objetivo principal avaliar a associação entre a agressividade e o medo em cães e como estas características variaram entre diversas raças de cães. Tratou-se de um estudo transversal com dados de 27541 cães, obtidos do Dog Aging Project 2020, disponibilizado pela University of Washington, nos Estados Unidos. Dois constructos foram desenvolvidos a partir da teoria de resposta ao item: índice de agressividade e índice de medo. A partir das medianas, as razões de prevalência entre cães com índice de agressividade acima e abaixo da média foram ajustadas pelo modelo de regressão linear generalizada bayesiana. Baseado nos resultados, 43,8% (ICmdp95%: 43,3-44,4) dos cães tinham agressividade acima da média. Após ajuste do modelo regressivo, uma maior prevalência de cães com agressividade acima da média foi associada com os cães machos, castrados e de pequeno porte, especialmente quando o medo acima da média esteve envolvido. O contrário aconteceu para cães idosos, de raça pura e que praticavam atividades aeróbicas com prevalência significativamente menor de cães com agressividade acima da média. Quatro grupos de características comportamentais foram apresentadas entre as raças avaliadas: cães mais agressivos e mais medrosos, menos agressivos e menos medrosos, e as duas discordantes. A principal conclusão deste estudo foi que cães com agressividade acima da média foram associados com o medo acima da média.

Referências

Agradeço à toda equipe de pesquisadores e colaboradores, liderada pelo Dr. Daniel Promislow e Dr. Matt Kaerbelein, da University of Washington, nos Estados Unidos, e pelo Dra. Kate Creevy, da Texas A&M University, que disponibilizaram a plataforma colaborativa com dados abertos, unindo esforços para o engrandecimento da comunidade científica. O Dog Aging Project foi apoiado pela bolsa U19 AG057377 do National Institute on Aging, uma parte do National Institutes of Health, e por doações privadas. Também agradeço à gerente de dados Mandy Kauffman.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

1.
Lima ALB de. A RELAÇÃO DA AGRESSIVIDADE CANINA COM O MEDO: AGRESSIVIDADE CANINA E MEDO. RVZ [Internet]. 27º de abril de 2023 [citado 24º de abril de 2024];30:1-11. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/1075