Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • LER ATENTAMENTE TODAS AS RECOMENDAÇÕES!!!
  • É obrigatório no momento da submissão, o preenchimento de TODOS os dados referentes á autoria (nome, email, ORCID, Afiliação) na submissão do artigo.
  • A norma utilizada para referências e citações é a VANCOUVER, NÃO ABNT.
    As citações numéricas no texto devem ser em ordem crescente (1, 2, 3, 4, etc).
  • É necessário o encaminhamento em documentos separados, da contribuição de cada autor na produção do artigo, bem como uma declaração confirmando não haver conflito de interesses.
  • Caso envie um trabalho corrigido a pedido da assessoria, NÃO inicie nova submissão. Anexe o trabalho corrigido na publicação já existente !!!
  • Responda todos os itens questionados pela assessoria, em ofício resposta, al´em de anotar no novo texto, as alterações realizadas.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por qualquer outro periódico científico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor", no ato da submissão.
  • A contribuição será aceita como original se já estiver disponibilizada em repositório de preprints, desde que esteja indicada a respectiva URL, ou DOI, do preprint.
  • O arquivo da submissão deve estar em arquivo editável, formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
    Não serão aceitos arquivos em PDF.
  • O arquivo a ser submetido deverá conter Título, Resumo, e Palavras-chave, nos idiomas português, inglês e espanhol.
  • Título, Resumo e Palavras-chave deverão ser digitados no formulário de submissão em português, inglês e espanhol, independentemente do idioma do texto.
  • No campo designado no formulário de submissão, indicar o idioma do texto, utilizando abreviatura de pt para português, en para inglês e sp para espanhol.
  • O título deverá ser digitado no formulário em letras maiúsculas. No texto, usar fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, centralizado, em letras maiúsculas e siglas em maiúsculas.
  • No perfil de cada autor o campo URL deverá ser preenchido com link para seu Currículo Lattes, caso tenha. Campo ORCID deverá ser preenchido para todos os autores. A filiação e titulação de cada um dos autores é obrigatória e deve ser adicionada somente no formulário de submissão, e não no texto.
  • O texto deve estar com espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 12 e alinhamento justificado.
  • Todas as citações no texto, bem como a lista de referências, devem estar em ordem numérica crescente (1, 2 ,3, (...)) conforme exigido pela Norma Vancouver.
  • Todas as Referências indicam, como último elemento, os respectivos DOIs, ou URLs dos textos completos onde foram disponibilizados. DOIs e URLs devem ser links ativos para que leitor acesse texto completo a um clique. Exceção feita apenas para referências não disponíveis em texto completo na web.
  • Em caso de envolvimento de seres humanos ou animais de experimentação, postar no OJS, como documento suplementar, o parecer da Comissão de Ética ou equivalente, onde deverá constar a data de aprovação.
  • Deletar nas propriedades do documento a ser submetido todas as informações de autoria, deixando como anônimo, para que autoria não seja identificada pelos avaliadores.
  • O texto segue todos os padrões de estilo e requisitos descritos nas Diretrizes para Autores > https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/about/submissions#authorGuidelines
  • Não serão aceitos os artigos que não constem os metadados completos dos autores, assim como alterações posteriores na revisão estão vetadas, salvo exceções com a permissão formal do Editor-Chefe do periódico.

Diretrizes para Autores

Desde 2019 aceitamos somente contribuições submetidas via sistema OJS

ARTIGOS ORIGINAIS

  1. Título do trabalho em português, em inglês e em espanhol, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples, em negrito e centralizado, em letras maiúsculas;
  2. Quando necessário, indicar a entidade financiadora da pesquisa, como primeira chamada de rodapé. Indicar também no formulário de submissão, no campo específico para indicar financiamento da pesquisa
  3. Em caso de envolvimento de seres humanos ou animais de experimentação, postar no OJS, como documento suplementar, o parecer da Comissão de Ética ou equivalente, onde deverá constar a data de aprovação
  4. Resumo, Abstract e Resumen deverão ser copiados/colados nas caixas de texto específicas de cada idioma, no ato da submissão. Deverão conter, no respectivo idioma, no máximo 400 palavras cada um, com informações referentes à introdução, metodologia, resultados e conclusões. O Abstract e o Resumen deverão ser tradução fiel do Resumo. Independente do idioma em que o artigo for apresentado, deverá conter o Resumo em português, inglês e espanhol. Deverão conter, no máximo, cinco palavras-chave, keywords, e palabras clave que identifiquem o conteúdo do texto
  5. A estrutura do artigo deverá conter:  Introdução: deve ser clara, objetiva e relacionada ao problema investigado e à literatura pertinente, bem como aos objetivos da pesquisa. A introdução estabelece os objetivos do trabalho. Material e Métodos: deve oferecer informações de reprodutibilidade da pesquisa, de forma clara e concisa, como variáveis, população, amostra, equipamentos e métodos utilizados, inclusive os estatísticos. Resultados: apresentação dos resultados obtidos, que devem ser descritos sem interpretações e comparações. Poderá ser sob a forma de tabelas, em folha à parte, no máximo de cinco, ordenadas em algarismos arábicos e encabeçadas pelo título, identificadas no texto como Tabela; sob a forma de figuras, nos casos de gráficos, fotografias, desenhos, mapas, etc., ordenadas em algarismos arábicos, até no máximo de seis, e citadas no texto como Figuras inseridas no texto. Fotografias podem ser em preto e branco ou coloridas, e também inseridas no texto. No caso de desenhos originais, o arquivo deve estar em resolução adequada, de qualidade. Discussão: deve ser entendida como a interpretação dos resultados, confrontando com a literatura pertinente, apresentada na introdução. Se julgar conveniente, os resultados e a discussão poderão ser apresentados conjuntamente. Conclusões: é a síntese final, fundamentada nos resultados e nos objetivos. Referências: devem ser apresentadas de acordo com as normas Vancouver (http://www.icmje.org./)
  6. Deverão ser editorados em Microsoft Word for Windows, para edição de textos, Excel (qualquer versão) para gráficos, formato JPEG ou GIF (imagem) para fotografias, desenhos e mapas. Formato A4 (21,0 x 29,7 cm), em espaço simples, mantendo margens de 2,5 cm, nas laterais, no topo e pé de cada página. Fonte Times New Roman, tamanho 12, e numeração consecutiva das páginas em algarismos arábicos, a partir da Identificação.
  7. Deverão também apresentar do lado esquerdo numeração nas linhas, reiniciando a contagem a cada nova página. Não devem exceder a 15 páginas. Abreviaturas não usuais devem ser empregadas após escritas por extenso na primeira utilização
  8. O arquivo a ser submetido deverá conter apenas o Título, Resumo, Palavras-chave, nos idiomas português, inglês e espanhol. Na sequência deverão estar as partes do texto a partir da Introdução. Os demais dados, de autoria, filiação etc., que serão digitados em campos específicos do formulário de submissão, não estarão disponíveis para os avaliadores. Por isso não deverão constar do arquivo a ser submetido
  9. Deletar nas propriedades do documento a ser submetido todas as informações de autoria, deixando como anônimo, para que autoria não seja identificada pelos avaliadores

ARTIGOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA

Os artigos de revisão sistemática serão publicados nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, quando o autor apresentar contribuição científica, relevante na área específica do assunto abordado. Deverão conter: Título (português, inglês e espanhol), resumo com palavras-chave, abstract com keywords e resumen com palabras claves, introdução, desenvolvimento do assunto, conclusão e referências. Deverão conter no máximo 20 páginas, bem como devem ser revisões sistemáticas, informando na metodologia, quais os critérios e bases de dados utilizadas para a escolha dos artigos.

Os artigos de revisão devem ser convidados pelo Editor-Chefe, e os assuntos abordados devem ser atuais do ponto de vista científico, e estado atual da arte.

RELATOS DE CASO

Não devem ser estruturados como os artigos. Devem apresentar o título em português, em inglês e espanhol, resumo com palavras-chave, abstract com keywords, resumen com palabras claves e referências. Devem conter no máximo cinco páginas, três tabelas ou figuras e 15 referências.

COMUNICAÇÕES CURTAS

São relatos contendo dados inéditos e relevantes de estudos originais, como, por exemplo, resultados preliminares de uma pesquisa. Devem ser apresentadas com, no máximo, cinco páginas, uma tabela e 10 referências. A estrutura deve respeitar as normas para relatos de caso.

REFERÊNCIAS E CITAÇÕES

As referências devem ser numeradas consecutivamente e listadas na ordem em que são mencionadas no texto. As referências devem ser identificadas no texto, nas tabelas e legendas com números arábicos, entre parênteses, seguindo a mesma sequência. Os títulos das revistas devem ser abreviados de acordo com List of Journals Indexed in Index Medicus disponível em: http://www.nlm.nih.gov

EXEMPLOS DE CITAÇÕES

O material deve ser mantido em compressas embebidas em solução fisiológica para evitar o ressecamento (1).
Aulisa (2) administrou heparina, por via intramuscular, em cobaias.
Udupa e Prasad (3) utilizaram osteoclasia manual do úmero sem imobilização.
Herbsman et al. (4) realizaram osteoclasia manual no fêmur e não imobilizaram.
O rato apresenta níveis mais elevados de heparina que o homem (35,42,51).
O mesmo autor obteve resultados semelhantes, mesmo com metodologias diferentes (22-26).

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

1 Artigo em Periódico
Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação;volume(número):página inicial-final do artigo.
Silva JJ, Carvalho DMG, Gomes RAB, Rodrigues ABC. Produção de leite de animais criados em pastos no Brasil. Vet Zootec. 2010;17(1):26-36.
Narasimhaiah M, Arunachalam A, Sellappan S, Mayasula VK, Guvvala PR, Ghosh SK, et al. Organic zinc and copper supplementation on antioxidante protective mechanism and their correlation with sperm functional characteristics in goats. Reprod Domest Anim. 2018;53(3):644-54.
Hopper K, Epstein SE, Fletcher DJ, Boller M. RECOVER evidence and knowledge gap analysis on veterinary CPR. Part 3: Basic life support. J Vet Emerg Crit Care. 2012;22 Suppl 1:S26-43.

- Artigo de periódico com DOI (Digital Object Identifier)
Hall MB, Mertens DR. A 100-year review: carbohydrates—characterization, digestion, and utilization. J Dairy Sci. 2017;100(12):10078-93. doi: 10.3168/jds.2017-13311.

- Artigo de periódico na Internet
Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado [tipo de mídia]. Ano de publicação [data de citação];volume(número do fascículo):página inicial-final do artigo. Disponibilidade.
Kawase K, Ujiie H, Takaki M, Yamashita K. Clinical outcome of canine cardiopulmonary resuscitation following the RECOVER clinical guidelines at a Japanese nighttime animal hospital. J Vet Med Sci [Internet]. 2018 [cited 2020 Apr 13];80(3):518-25. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5880836/
Sasahara THC, Rocha DW, Abdala FCM, Miglino MA, Rabello VC, Ruaro MA, et al. Morphoquantitative evaluation of the heart of cutia (Dasyprocta agouti) and capybara (Hydrochoerus hydrochaeris). Arq Bras Med Vet Zootec [Internet]. 2020 [citado 15 Set 2020];72(5):1737-41. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352020000501737
Nota: para trabalhos consultados na internet (artigos, livros, capítulo de livros, etc.) mencionar a data de acesso e o endereço eletrônico. As expressões “citado” e “Disponível em” devem seguir o idioma do artigo que está sendo submetido à revista, conforme exemplos:
-Artigo redigido em Português: [citado 10 Abr 2021] e Disponível em:
-Artigo redigido em Inglês: [cited 2021 Apr 10] e Available from:
-Artigo redigido em Espanhol: [citado 10 Abr 2021] e Disponible en:

2 Livro 
Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (número da edição). Cidade de publicação: Editora; ano de publicação.
Modolo JR, Stachissini AVM, Castro RS, Ravazzolo AP. Planejamento de saúde para o controle da artrite-encefalite caprina.  São Paulo: Cultura Acadêmica; 2003.
Maxie MG, editor. Jubb, Kennedy, and Palmer’s pathology of domestic animals. 6th ed. St. Louis: Elsevier; 2016.

- Livro com Séries
Ogbourne CP. Pathogenesis of cyathostome (Trichonema) infections of the horse: a review. Farnham Royal: Commonwealth Agricultural Bureaux; 1978. (Miscellaneous Publication; n. 5).

- Livros na Internet
Autor(es) do livro. Título do livro [tipo de mídia]. Edição (número da edição). Cidade de publicação: Editora; ano de publicação [data de citação]. Disponibilidade.
Paoletti MG, editor. Ecological implications of minilivestock: potential of insects, rodents, frogs and snails [Internet]. Enfield: Science Publishers; 2005 [cited 2020 Sept 15]. Available from: https://woven-network.co.uk/wp-content/uploads/2015/08/Paoletti-2005-BOOK-Ecological-Implications-of-Minilivestock-Potential-of-Insects-Rodents-Frogs-and-Snails-1.pdf

3 Capítulo de livro

- Autor do capítulo é também o autor do livro no todo.
Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (número da edição). Cidade de publicação: Editora; ano de publicação. Título do capítulo; página inicial-final do capítulo.
Corrêa MC, Corrêa CNM. Enfermidades infecciosas dos mamíferos domésticos. 2a ed. Rio de Janeiro: MEDSI; 1992.  Estafilococias em geral; p. 91-103.
Meier-Ruge WA, Bruder E, editors. Histopathology of chronic constipation. Basel: Karger; 2005. Chap B, Different colon diseases with chronic constipation; p. 3-32.

- Autor do capítulo é diferente do autor do livro
Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (número da edição). Cidade de publicação: Editora; ano de publicação. número do capítulo (se houver), página inicial-final do capítulo.
Hochleithner C, Holland M. Ultrasonography. In: Mader DR, Divers SJ, editors. Current therapy in reptile medicine and surgery. St. Louis: Saunders; 2013. Chap. 10, p. 107-27.
Larue SM, Gordon IK. Radiation therapy. In: Withrow SJ, Vail DM, Page R. Withrow and MacEwen's small animal clinical oncology. 5th ed. Philadelphia: Saunders; 2013. p. 194-7.
Grego KF, Albuquerque LR, Kolesnikovas CKM. Squamata (Serpentes). In: Cubas ZS, Silva JCR, Catão-Dias JL. Tratado de animais selvagens: medicina veterinária. 2a ed. São Paulo: Roca; 2014. v. 1, p. 186-218.

- Capítulo de livro na Internet
Autores do capítulo. Título do capítulo. In: Autor(es) do livro. Título do livro [tipo de mídia]. Edição (número da edição). Cidade de publicação: Editora; ano de publicação [data de citação]. Número do capítulo (se houver), página inicial-final do capítulo. Disponibilidade.
Taylor MA, Coop RL, Wall RL. Parasitologia veterinária [Internet]. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017 [cited 2021 Mar 4]. Parasitas de bovino; p. 343-423. Available from: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527732116/cfi/6/46!/4/2@0:0
Li RW, Gasbarre LC. Gene expression in the bovine gastro-intestinal tract during nematode infection. In: Lamann GV, editor. Veterinary parasitology [Internet]. New York: Nova Biomedical Press; 2010 [citado 4 Mar 2021]. Chap. 6, p. 157-78. Disponível em: https://www.pdfdrive.com/veterinary-parasitology-d25328227.html

4 Organização como autor
Nome da organização, instituição. Título da publicação. Cidade de publicação: Editora; ano de publicação.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

- Em meio eletrônico
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pecuária 2011 [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2011 [citado 15 Out 2016]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla =am&tema=pecuaria2011
World Health Organization. Food safety [Internet]. Geneva: WHO; 2019 [cited 2021 Mar 3]. Available from: www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/food-safety
American Veterinary Medical Association. Senior pets [Internet]. Schaumburg: AVMA; 2018 [citado 4 Abr 2019]. Disponible en: www.avma.org/public/PetCare/Pages/Senior-Pets.aspx
5 Teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos
Autor. Título do trabalho [tipo de conteúdo]. Cidade (Estado): Instituição onde foi apresentada; ano de defesa do trabalho.
Vilella LDM. Produção de insetos para uso na alimentação animal [trabalho de conclusão de curso]. Porto Alegre: Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2018.
Mortari AC. Avaliação da técnica de transposição do músculo semitendinoso para reparo do diafragma pélvico: estudo experimental em cães [dissertação].  Botucatu (SP): Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista; 2004.
Martins NS. Epidemiologia e controle de nematódeos intestinais em equinos da região sul do Rio Grande do Sul, Brasil [dissertação]. Pelotas (RS): Instituto de Biologia, Universidade Federal de Pelotas; 2018.

- Teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos na Internet
Autor. Título do trabalho [tipo de conteúdo e mídia]. Cidade (Estado): Instituição onde foi apresentada; ano de defesa do trabalho [data de citação]. Disponibilidade.
Palumbo MIP. Potencial evocado visual por flash em cães, ovinos e quinos [tese] [Internet]. Botucatu (SP): Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista; 2014 [cited 2021 Mar 3]. Available from: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/123708/000831505.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Nota:
Não é necessário colocar o estado para as capitais.

6 Artigos apresentados em congressos, reuniões, seminários etc
Autor(es) do trabalho. Título do trabalho apresentado. In: Anais ou Proceedings do número e título do evento; data do evento; cidade do evento. Cidade de publicação: Editora ou responsável pela publicação; ano de publicação. Página inicial-final.
Malhado CHM, Piccinin A, Gimenez JN, Ramos AA, Gonçalves HC.   Modelos polinomiais para descrever a curva de postura de codornas.  In: Anais do 3o Congresso Nordestino de Produção Animal; 2004; Campina Grande (PB).  Campina Grande: Universidade Federal da Paraíba; 2004. p. 1-3.
Nunes EAC, Patrício PFMM, Patrício LAMM, Andrade ARS, Brasil KQ. Análise estatística da qualidade de ovos vermelhos, comercializados nos municípios de Angelim, Garanhuns, Lagoa do Ouro e São João - PE. In: Anais da 9a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX; 2009; Recife. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco; 2009.

7 Publicações disponíveis na Internet
Autor(es) do artigo. Título do artigo [Internet]. Cidade: Nome do Site; ano [data de acesso]. Disponibilidade.
Vasconcelos JLM, Santos RM.  Endometrite subclínica em vacas leiteiras [Internet]. Piracicaba: Milkpoint; 2004 [cited 2004 Jan 16]. Available from: https://www.milkpoint.com.br/colunas/jose-luiz-moraes-vasconcelos-ricarda-santos/endometrite-subclinica-em-vacas-leiteiras-17646n.aspx

8 Documento Legal
Jurisdição (País). Título da lei (ou projeto, decreto...), data de aprovação. Ementa. Dados da publicação. (Local: Editora ou responsável pela publicação; ano)
Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Instrução Normativa nº 26, de 9 de Julho de 2009. Regulamento técnico para a fabricação, o controle de qualidade, a comercialização e o emprego de produtos antimicrobianos de uso veterinário. Brasília: MAPA; 2009.
Brasil. Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União. 19 Set 1990.
Brasil. Decreto nº 56.585, de 20 de Julho de 1965. Aprova as novas especificações para a classificação e fiscalização do ovo. Diário Oficial da União. 22 Jul 1965; Sec. 1, p. 6954.

9 Artigo em Jornal
Autor do artigo. Título do artigo. Nome do jornal. Data; Seção:página (coluna).
Naves P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo. 28 Jun 1999; Folha Turismo:2 (Cad. 8).
Tynan T. Medical improvements lower homicide rate: study sees drop in assault rate. The Washington Post. 2002 Aug 12;Sect. A:2 (col. 4).

10 Material não publicado (a ser publicado)
A National Library of Medicine sugere usar o termo: Forthcoming (usa-se a expressão “Forthcoming” para todas as formas de publicação adiantada - artigos em fase de publicação, no prelo, in press, ahead of print, online first, entre outros).
Fraga MFP, Malheiros CA, Yokota ME, Stefano DV. Injeção endocópica intragástrica da toxina botulínica com tratamento paliativo na obesidade mórbida. Modelo experimental em coelhos. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa Sao Paulo. Forthcoming 2004.
Tian D, Araki H, Stahl E, Bergelson J, Kreitman M. Signature of balancing selection in Arabidopsis. Proc Natl Acad Sci U S A. Forthcoming 2002.

Para outros exemplos recomendamos consultar as normas “Citing Medicine” da National Library of Medicine, disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/bookshelf/br.fcgi?book=citmed
Os títulos das revistas devem ser abreviados de acordo com List of Journals Indexed in Index Medicus disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals/

 

Artigos Originais

Devem ser elaborados de acordo com as normas da RVZ. A estrutura do artigo deverá conter introdução, material e métodos, resultados que pode ser apresentados de forma descritiva sob a forma de tabelas e figuras. Deve conter ainda sessão de discussão e as conclusões, bem como as referências que devem ser de acordo com as normas Vancouver.

Artigos de Revisão

Deve ser elaborado apresentando caráter descritivo discursivo. Poderão ser publicados na língua portuguesa, inglesa e espanhola. Deve ter formulação clara de um objetivo científico, com argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. Deverão conter título em português, inglês e espanhol, resumo com palavras-chave, abstract com keywords e resumen com palabras claves, introdução, desenvolvimento do assunto, conclusão e referências. Deverão conter no máximo 20 páginas e 60 referências.

Relatos de Casos

Devem ser considerados casos interessantes e que se adéquem ao escopo da RVZ. Não devem ser estruturados
como artigos. Devem conter título em português, inglês e espanhol, resumo com palavras-chave, abstract com
keywords, resumen com palabras claves, o relato do caso e as referências, com no máximo cinco páginas, três
tabelas ou figuras e 15 referências.

Comunicações Curtas

São considerados relatos contendo dados inéditos e relevantes de estudos originais, como por exemplo resultados preliminares de uma pesquisa. Devem conter no máximo cinco páginas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.