EFICÁCIA DO PROJETO EDUCATIVO ZOOESCOLA - O ZOO DE SÃO PAULO COMO INSTRUMENTO PARA DESPERTAR VALORES AMBIENTAIS

Autores

  • Osleny Viaro
  • Fátima Valente Roberti
  • Paulo Magalhães Bressan

Palavras-chave:

zoo, educação, meio ambiente, questionário, avaliação

Resumo

O projeto educativo “O Zoo de São Paulo como instrumento para despertar valores ambientais” – Espaço de preservação e respeito à vida – ZOOESCOLA foi implantado em 2010 pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo (Zoo-SP) nas Unidades Educacionais (UEs) da cidade com a participação de 32 escolas da Secretaria Municipal de Educação (SME) das Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Campo Limpo, Ipiranga e Santo Amaro com o envolvimento de 56 professores e 1542 alunos. O propósito do projeto foi utilizar o espaço do Zoo-SP para ampliar a discussão sobre as questões ambientais oferecendo o parque como instrumento de ensino para promoção do conhecimento e a compreensão de valores relativos ao meio ambiente, biodiversidade e respeito à vida.  Este estudo foi delineado para verificar a eficácia da metodologia empregada e o papel dos educadores na implantação do projeto em suas escolas. A formação teórica precedeu a vivência por meio de visita monitorada aos bastidores da vida animal e trilha ecológica na reserva Mata Atlântica do parque. A avaliação foi realizada pela análise dos questionários confeccionados com questões abertas e aplicados antes e depois da capacitação teórica e um questionário com questões fechadas na fase prática. O ZOOESCOLA proporcionou a aquisição de conhecimento sobre os temas abordados e foi suficiente para garantir a ação dos professores capacitados na implantação do projeto em sua U.E.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

1.
Viaro O, Roberti FV, Bressan PM. EFICÁCIA DO PROJETO EDUCATIVO ZOOESCOLA - O ZOO DE SÃO PAULO COMO INSTRUMENTO PARA DESPERTAR VALORES AMBIENTAIS. RVZ [Internet]. 4º de outubro de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];18(3):379-83. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/1082

Edição

Seção

Comunicações Curtas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)