AUSÊNCIA DE BACTERIÓFAGOS LÍTICOS PARA SALMONELLA ENTERITIDIS EM AMOSTRAS DE AMBIENTES AVÍCOLAS NO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Autores

  • Guilherme Augusto Marietto Gonçalves
  • Bianca Yuri Borges Suehiro
  • Keila Carolina de Ornellas Garcia Dutka
  • Luis Felipe Zuccolo Paschoal da Costa
  • Raphael Lucio Andreatti Filho

Palavras-chave:

bacteriófagos, Salmonella Enteritidis, avicultura, saúde pública

Resumo

Avaliou-se a presença de bacteriófagos líticos para Salmonella Enteritis (SE) em granjas e abatedouros no noroeste do Estado de São Paulo. Analisou-se um total de 102 amostras obtidas de granjas de matrizes vacinadas contra SE, frango de corte com histórico de isolamento de Salmonella spp., e também de abatedouros. Detectou-se a ausência de bacteriófagos líticos para SE em 100% da amostras analisadas. Os achados podem estar relacionados a práticas de biosseguridade no controle de SE, inclusive o uso de vacinação contra SE em matrizes, reduzindo o agente a níveis não detectáveis por este sistema.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

1.
Gonçalves GAM, Suehiro BYB, Dutka KC de OG, Costa LFZP da, Filho RLA. AUSÊNCIA DE BACTERIÓFAGOS LÍTICOS PARA SALMONELLA ENTERITIDIS EM AMOSTRAS DE AMBIENTES AVÍCOLAS NO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. RVZ [Internet]. 24º de abril de 2023 [citado 15º de janeiro de 2025];20(1):66-9. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/1495

Edição

Seção

Comunicações Curtas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)