Efeito do Enterococcus faecium e Saccharomyces cerevisiae na resposta imunológica, parâmetros hematológicos e ganho de peso de bezerros alimentados com silagem de milho.

Palavras-chave: probiótico; levedura; neutrófilo; ERO (espécie reativa de oxigênio); NBT (nitroazul de tetrazolium)

Resumo

O uso de probióticos a base de leveduras melhora o ganho de peso e o sistema imunológico de bovinos frente a grandes desafios imunológicos, no entanto permanece a dúvida se seu uso também apresentaria efeito em desafios mais tênues. Desta maneira, o presente trabalho verificou se o uso de probiótico a base de Enterococcus faecium e Saccaromyces cerevisiae via oral interfere na imunidade inata e no peso de bezerros sadios, em fase de crescimento, alimentados principalmente com silagem de milho. Para tanto, 12 bezerros da raça Jersey (120 kg ±50 kg e 4-7 meses de idade), foram alocados nos grupos controle (n=6) ou tratamento (n=6), de acordo com a oferta de probiótico (2g/dia, via oral) durante 45 dias. Nos dias 0, 15, 30 e 45, os animais foram submetidos a pesagens, exames clínicos, e colheita de sangue para realização de hemograma e mensuração do metabolismo oxidativo neutrofílico. Observou-se que, o probiótico promoveu pequeno e pontual incremento na função neutrofilica sanguínea (P=0,10, D15), incremento nos valores de hematócrito e hemoglobina (P=0,03 e 0,05, D45), além de maior ganho de peso nas fases iniciais da administração do suplemento (P=0,05), permitindo concluir que o suplemento é benéfico para animais em fase de adaptação de trocas de dieta e de manejo, mesmo quando estes desafios são tênues.

Publicado
17-12-2019
Como Citar
Bet Flores, G. V., Rodrigues Thomaz, G., Horner Netto, W., Santos Rossi, P., Strickler, F., Godoi Bertagnon, H., Seki, M. C., & de Oliveira Torres Carrasco, A. (2019). Efeito do Enterococcus faecium e Saccharomyces cerevisiae na resposta imunológica, parâmetros hematológicos e ganho de peso de bezerros alimentados com silagem de milho. Veterinária E Zootecnia, 26, 1-11. https://doi.org/10.35172/rvz.2019.v26.353
Seção
Artigos Originais