Efeito do Enterococcus faecium e Saccharomyces cerevisiae na resposta imunológica, parâmetros hematológicos e ganho de peso de bezerros alimentados com silagem de milho.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2019.v26.353

Palavras-chave:

probiótico; levedura; neutrófilo; ERO (espécie reativa de oxigênio); NBT (nitroazul de tetrazolium)

Resumo

O uso de probióticos a base de leveduras melhora o ganho de peso e o sistema imunológico de bovinos frente a grandes desafios imunológicos, no entanto permanece a dúvida se seu uso também apresentaria efeito em desafios mais tênues. Desta maneira, o presente trabalho verificou se o uso de probiótico a base de Enterococcus faecium e Saccaromyces cerevisiae via oral interfere na imunidade inata e no peso de bezerros sadios, em fase de crescimento, alimentados principalmente com silagem de milho. Para tanto, 12 bezerros da raça Jersey (120 kg ±50 kg e 4-7 meses de idade), foram alocados nos grupos controle (n=6) ou tratamento (n=6), de acordo com a oferta de probiótico (2g/dia, via oral) durante 45 dias. Nos dias 0, 15, 30 e 45, os animais foram submetidos a pesagens, exames clínicos, e colheita de sangue para realização de hemograma e mensuração do metabolismo oxidativo neutrofílico. Observou-se que, o probiótico promoveu pequeno e pontual incremento na função neutrofilica sanguínea (P=0,10, D15), incremento nos valores de hematócrito e hemoglobina (P=0,03 e 0,05, D45), além de maior ganho de peso nas fases iniciais da administração do suplemento (P=0,05), permitindo concluir que o suplemento é benéfico para animais em fase de adaptação de trocas de dieta e de manejo, mesmo quando estes desafios são tênues.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

1.
Bet Flores GV, Rodrigues Thomaz G, Horner Netto W, Santos Rossi P, Strickler F, Godoi Bertagnon H, Seki MC, de Oliveira Torres Carrasco A. Efeito do Enterococcus faecium e Saccharomyces cerevisiae na resposta imunológica, parâmetros hematológicos e ganho de peso de bezerros alimentados com silagem de milho. RVZ [Internet]. 17º de dezembro de 2019 [citado 28º de março de 2024];26:1-11. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/353

Edição

Seção

Artigos Originais