PSEUDO-HERMAFRODITISMO MASCULINO EM CAPRINO (Capra aegagrus hircus Linnaeus, 1758) RELATO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2021.v28.603

Palavras-chave:

Intersexo, hermafrodita, hipospadia, estudo anatômico.

Resumo

Anomalias de intersexo são relatadas em diversas espécies animais. Tal fato resulta de falhas durante o desenvolvimento embrionário e fetal, originando animais hermafroditas verdadeiros e pseudo-hermafroditas. Com este trabalho objetivou-se relatar um caso de pseudo- hermafroditismo masculino em caprino ocorrido no município de Manaus – AM. Devido ao crescimento da pecuária no relacionada ao segmento correspondente a criação de caprinos, torna-se essencial para o sucesso da atividade que falhas no manejo reprodutivo sejam corrigidas haja visto que a ocorrência de intersexualidade em caprinos está relacionada principalmente ao caráter mocho dos animais ligados a fatores hereditários. O presente trabalho relata o caso de um caprino mocho, que apresentava- se ao exame clínico, morfologicamente como sendo do sexo feminino, com presença de estrutura vulvar anormal. Ao realizar o estudo anatômico, através da dissecação das estruturas, observou-se órgãos que se assemelhavam tanto aos femininos quanto aos masculinos, com presença de testículos intra-abdominal e órgão apresentando-se semelhante ao útero. Para a correta identificação destes órgãos efetuaram-se estudos histológicos, com a identificação correta e características de cada segmento analisado. De acordo com as estruturas encontradas foi possível diagnosticar o animal como tratando-se de um caso de pseudo-hermafroditismo masculino.

Referências

Feitosa FLF. Semiologia veterinária: a arte do diagnóstico. In: Feitosa FLF. Exame físico geral ou de rotina. 3a ed. São Paulo: Roca; 2014. p. 51-68.

Grunert E, Birgel EH, Vale WG, Birgel-Júnior EH. Patologia e clínica reprodução dos animais mamíferos domésticos. São Paulo: Varela; 2005.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pecuária 2011 [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2011 [citado 15 Out 2016]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla =am&tema=pecuaria2011

Lôbo RNB, Lôbo AMBO. Melhoramento genético como ferramenta para o crescimento e o desenvolvimento da ovinocultura de corte. Rev Bras Reprod Anim. 2007;31(2):247-53.

Araújo AM, Pinheiro AA. Caráter mocho e infertilidade em caprinos. Fortaleza: Embrapa Caprinos; 2004. (Comunicado Técnico 60).

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

1.
Soares Oliveira JB, Ferreira Neto JV, Soares de Araujo JA. PSEUDO-HERMAFRODITISMO MASCULINO EM CAPRINO (Capra aegagrus hircus Linnaeus, 1758) RELATO DE CASO. RVZ [Internet]. 6º de dezembro de 2021 [citado 27º de abril de 2024];28:1-5. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/603

Edição

Seção

Relatos de Casos