Impactos do curso de boas práticas de manipulação de alimentos em estabelecimentos de serviços de alimentação de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

  • Luis Antonio Sangioni
  • Gustavo Cauduro Cadore
  • Sônia de Avila Botton
  • Fernanda Silveira Flores Vogel
  • Endrigo Ramon Alliati da Silva
  • Heloísa Smaniotto
  • Fabiana Raquel Ratzlaff
  • Jaíne Soares de Paula Vasconcellos
Palavras-chave: saúde pública, inspeção sanitária, manipuladores de alimentos, comércio de alimentos

Resumo

Os principais fatores relacionados à ocorrência de surtos e doenças de origem alimentar, estão relacionados às falhas múltiplas no controle de qualidade na produção de alimentos. Com o objetivo de avaliar os impactos dos cursos de capacitação em Boas Práticas de Manipulação (BPM) para os serviços de alimentação em Santa Maria, Rio Grande do Sul, realizado por profissionais de estabelecimentos alimentares, em instituições de ensino habilitadas e credenciadas. Foram visitados 41 estabelecimentos que comercializam alimentos, com alvarás renovados no ano de 2014. Nestas empresas, foi aplicado um questionário aos profissionais que realizaram o curso de BPM, abordando o impacto e as mudanças geradas pela participação das pessoas envolvidas com o processo de fabricação e distribuição de alimentos. Na maioria dos estabelecimentos (75,6%), apenas um colaborador realizou o curso. Entre os participantes 58,6% foram os manipuladores de alimentos que realizaram esta capacitação. O manual de BPM, que serve para garantir a qualidade e a identidade dos alimentos e dos serviços, estava instituído em 51,2% dos estabelecimentos visitados. Para 87,8% dos participantes, o curso de BPM realizado atendeu suas expectativas relacionadas ao conteúdo programático e sua metodologia de ensino. A carga horária foi considerada suficiente por 85,3% dos participantes, entretanto 65,8% dos entrevistados consideraram necessários outros cursos para melhorar sua capacitação. O curso de BPM promoveu melhorias na qualidade higiênico-sanitárias dos estabelecimentos de serviço de alimentação vistoriados em Santa Maria. Cursos especializados devem ser incentivados e periodicamente ofertados com a finalidade de minimizar os agravos por doenças transmitidas por alimentos à saúde pública.

Publicado
25-02-2019
Como Citar
Sangioni, L. A., Cauduro Cadore, G., de Avila Botton, S., Silveira Flores Vogel, F., Ramon Alliati da Silva, E., Smaniotto, H., Ratzlaff, F. R., & Soares de Paula Vasconcellos, J. (2019). Impactos do curso de boas práticas de manipulação de alimentos em estabelecimentos de serviços de alimentação de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Veterinária E Zootecnia, 26, 1-8. https://doi.org/10.35172/rvz.2019.v26.163
Seção
Artigos Originais