Diversidade e biomassa fitoplanctônica em viveiro de carcinicultura marinha no estado do Pará

Autores

  • Rayette Souza da Silva
  • Alex da Silva Lobão de Souza
  • Glauber David Almeida Palheta
  • Maria Sintia Monteiro da Costa
  • Nuno Filipe Alves Correia de Melo

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2018.v25.19

Palavras-chave:

Carcinicultura, Litopenaeus vannamei, Microalgas

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar durante um ciclo de cultivo de Litopenaeus vannamei a comunidade fitoplanctônica e parâmetros abióticos em duas estações dentro de um viveiro em Curuçá (PA), norte do Brasil. Foram medidos transparência, pH, oxigênio dissolvido, salinidade e temperatura. Considerando os últimos quatro parâmetros, foram registrados na água de superfície e próximo ao fundo. Além disso, também foram coletadas amostras para estudar o fiitoplâncton e concentrações de clorofila "a". A temperatura variou de 31,5 a 35 ºC; oxigênio dissolvido de 4,2 a 15,5 mg/L; pH entre 8,1 e 9,4; salinidade de 26,9 a 30 ppm. A transparência diminuiu de 55 para 17 cm. Clorofila a variou de 2,33 a 471,34 mg/m3. Em relação à análise do fitoplâncton, foram identificados 95 taxa e Bacillariophyta foi o grupo mais representativo, com dominância do Navicula sp, Pleurosigma sp e Nitzschia sp. A maior densidade registrada foi de 104.400 e a menor foi 3.600 org/L. A diversidade média na Estação 01 foi 1,49 bits/ind e na Estação 02, 1,43 bits/ind. Concluiu-se que: a divisão Bacillariophyta foi o grupo mais importante (riqueza e densidade); a classe dinophyceae revelou estar melhor adaptada em águas mais claras; Os valores de Clorofila “a” apresentaram uma relação direta com a alimentação artificial, aumentando com o tempo; Apesar da grande flutuação dos parâmetros abióticos como pH , oxigênio dissolvido e transparência , o sistema de cultivo foi considerado homogêneo. 

Biografia do Autor

Rayette Souza da Silva

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Alex da Silva Lobão de Souza

Professor do Curso Técnico de Pesca e Aquicultura do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba. 

Glauber David Almeida Palheta

Professor Adjunto I da Universidade Federal Rural da Amazônia e pesquisador no Instituto Sócio Ambiental dos Recursos Hídricos (ISARH/UFRA)

Maria Sintia Monteiro da Costa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Nuno Filipe Alves Correia de Melo

Professor Associado I da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

1.
Silva RS da, Souza A da SL de, Palheta GDA, Costa MSM da, Melo NFAC de. Diversidade e biomassa fitoplanctônica em viveiro de carcinicultura marinha no estado do Pará. RVZ [Internet]. 4º de dezembro de 2018 [citado 21º de janeiro de 2025];25(1):142-54. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/19

Edição

Seção

Artigos Originais