ANÁLISE DA MICROBIOTA GASTROINTESTINAL DE CHELONOIDIS PROVENIENTES DE CATIVEIRO DA REGIÃO NOROESTE DE SÃO PAULO
Keywords:
Geochelone, microflora, bacteriana, patógeno, gastrintestinalAbstract
O jabuti é a designação vulgar dos répteis do género Geochelone, da ordem dos Quelônios, da família dos testudinídeos. A literatura apresenta escassas informações a respeito da importância desse réptil silvestre na cadeia epidemiológica das infecções. A determinação da microflora entérica de animais silvestres tem por importância não só o conhecimento de microorganismos que venham a compor a flora intestinal normal dessas espécies, como também a possibilidade de se descobrir novos agentes vinculadores de microrganismos patogênicos ao homem, e para as demais espécies animais. Com a finalidade de verificar a microflora de Geochelones, foram colhidos “swabs” retais de nove membros desta espécie que se encontram confinados no Zoológico Municipal da cidade de Araçatuba. O material foi enviado e processado no laboratório de Microbiologia da Faculdade de Medicina Veterinária UNESP – Campus de Araçatuba. As amostras foram semeadas em meios de Ágar Sangue e MacConkey incubadas em atmosfera de aerobiose à temperatura de 37ºC por 24h, e em ágar Sabouraud que permaneceram em anaerobiose por 7 a 15 dias. Características morfológicas e tintoriais fundamentaram a identificação das colônias bacterianas, além das provas bioquímicas. Das amostras analisadas somente 55,5% obtiveram resultados conclusivos, sendo identificadas prevalências de 100% e 20% para Escherichia colli e a Klebsiella oxytoca, respectivamente. Os resultados revelam que geoquelônios atuam significativamente na ecoepidemiologia de doenças infecciosas com a manutenção e a propagação de patógenos no ambiente.
References
Ernst CH, Barbour RW. Turtles of the world. Washington, DC. Smithsonian Institution Press; 1989.
Lehrer J. The world of turtles and tortoises. New York: Tetra Press; 1993.
Mader DR. Reptile medicine and surgery. St. Louis, Missouri: Saunders Elsevier; 1996. 512p.
Schimidt-Nielsen K. Fisiologia animal: adaptação ao meio ambiente. 5ª ed. São Paulo: Ed. Santos, 1996. 546p.
Pritchard PCH. Encyclopedia of turtles. New Jersey: T.F.H. Publ.; 1979. 859p.
Levine D, Schafer D. Red-footed tortoise, Geochelone carbonara. Tortuga Gazette, 1992, 28 (1): 1-3.
Corrêa SHR, Passos EC. Wild animals and public health. In: Fowler ME, Cuba ZS. Biology, medicine, and surgery of sounth American wild animals. Iowa: Iowa State University Press; 2001. p. 493 – 499.
Frye FL. Reptile care. An atlas of diseases and treatments. Neptune City, NJ (USA): TFH Publications, USA; 1991.
Johnson-Delaney CA. Reptile zoonoses and threats to public helth. In: Mader DR. Reptile medicine and surgery. Londres: W. B. Saunders Company, Londres, 1996. p. 20–33.
Quinn PJ. Clinical veterinary microbiology. London: Wolf Publishing; 1994.
Pessoa CA. Estudo de acompanhamento na venda de animais legalizados por loja legalizada e especializada em espécimes silvestres [Internet]. 2006. [Cited 2013 jun 10] Available from: http://www.animalexotico.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=113:estudo-de-acompanhamento-na-venda-de-animais-legalizados-por-loja-legalizada-e-especializada-em-especimes-silvestres&catid=2:geral&Itemid=4
Pessoa CA. Avaliação da microbiota bacteriana e fúngica presente na cloaca de jabutis (Geochelone carbonaria) criados em domicílio e análise do potencial risco à saúde humana. [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina veterinária e Zootecnia de São Paulo; 2009.
Combate a E. coli. Ver. Pesq. Med. [Internet]; 2008. [cited 2010 fev 11] Available from: http://www.revistapesquisamedica.com.br/PORTAL/textos.asp?codigo=11109
Spindola S. Ocorrência de Escherichia coli em culturas de urina no setor de microbiologia do Ambulatório Pam Antônio Ribeiro Netto. Novo Enfoque Rev. Eletrôn.; 2007, 5(5): 1-12.
Meyer, J.C; Dias H.L.T; Costa, J.B. Determinação qualitativa das enterobacterias presentes no trato digestivo de tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa) mantidas em cativeiro. In CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MANEJO DE ANIMAIS SILVESTRES NA AMAZÔNIA E AMÉRICA LATINA. 8, 2006, Ilhéus, BA. Anais... Ilhéus-B.A., 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.