NOVAS PERSPECTIVAS PARA A REVISTA “VETERINARIA E ZOOTECNIA”

Autores

  • Helio Langoni

Palavras-chave:

editorial

Resumo

Ao escrever o editorial deves-se se reflitir sobre o tema a abordar, e não é fácil definí-lo, considerando-se a diversidade de assuntos e o risco de não ser repetitivo. Ciência e Tecnologia tem algo de diferente de literatura, apesar de serem importantes em todas as situações. Neste momento devemos salientar os avanços da Revista “Veterinária e Zootecnia”, que novamente foi laureada e se encontra no Programa de Revistas Científicas apoiadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP, fato que reforça a sua importância e valorização de sua qualidade.

 

Outro aspecto relevante é que será iniciada a submissão de artigos “on-line”, pois ela já esta na plataforma SEER de editoração de revistas científicas, o que melhorará a sua visibilidade, possibilitando o recebimento de artigos de outros países, aspecto limitante com o seu gerenciamento somente via correio. Será possível melhorar o sistema de tramitação de artigos, pois o sistema permite automaticamente o envio de correspondências aos autores e assessores, agilizando o tempo de tramitação, aspecto muito importante para o seu conceito.

 

Este número traz artigos inéditos em várias áreas de sua abrangência. São quatro artigos de revisão discutindo aspectos atuais sobre: a eficácia da caspofungina em fungos filamentosos; alternativas na contracepção felina; anemia infecciosa eqüina e sobre a utilização da tomografia computadorizada e ressonância magnética nos infartos de cães. Um relato de caso discute a dinâmica da infecção por Mycoplasma hyopneumioniae em rebanho suíno, e uma das comunicações apresenta aspectos da fragilidade óssea em ratos diabéticos tipo 1, e a outra o perfil de sensibilidade microbiana do Arcanobacterium pyogenes isolados de bovinos.  Nos artigos originais são abordados aspectos da fsiopatologia da reprodução, da detecção molecular de leptospiras de urina de cães, estudo retrospectivo abordando a obstruçãso intestinal em linfossarcoma bovino, da utilização da microscopia eletrônica de varredura no estudo de alterações eritrocitárias na intoxicação pelo cobre, da leihmaniose felina no Paraguai, a guarda responsável de cães e gatos no município de Botucatu, aspectos das dermatofitoses em felinos e sobre técnica de mensuração da concetração ruminal em bovinos.

 

Destacamos neste editorial a realização da Reunião Internacional de Raiva nas Américas (RITA), importante fórum de atualização científica sobre a raiva, coordenado pelo Instituto Pasteur de São Paulo, no mês de outubro de 2012. Participam do Comitê Internacional da Rita a Prof. Dra. Jane Megid da FMVZ, UNESP-Botucatu, Dra. Rosely C. de Oliveira da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e a Dra Ivanete Kotait do Instituto Pasteur/CCD da Secretaria. Estadual da Saúde de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2022-10-19

Como Citar

1.
Langoni H. NOVAS PERSPECTIVAS PARA A REVISTA “VETERINARIA E ZOOTECNIA”. RVZ [Internet]. 19º de outubro de 2022 [citado 30º de abril de 2024];18(2):174. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/1098

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>