Gestão em ciência e tecnologia

Palavras-chave: editorial

Resumo

O pesquisador nunca deve deixar de fazer pesquisa. Conciliar a gestão com a pesquisa não é nada fácil e exige treinamento e disciplina. O distanciamento das atividades de pesquisa em função da gestão administrativa distancia das dificuldades, dos problemas e dos desafios.

Gestão em ciência e tecnologia significa ter que fazer escolhas diárias para utilização de recursos para se atingir objetivos. Considerando-se que a ciência moderna deve ser multidisciplinar, não é tarefa fácil conciliar a gestão com ciência e tecnologia.

Novos desafios, agentes infecciosos e, portanto, novas doenças exigem a atuação de pesquisadores, de gestores e de outros aspectos logísticos para os resultados. Importante é atuação multidisciplinar onde devem trabalhar juntos por exemplo biólogos, químicos, pessoal da área da computação, estatísticos, entre outros, e claro, de acordo com o tema ou área de pesquisa.

Tem-se obtido êxito graças a essa nova visão para alavancar projeto de pesquisa, tanto na área básica como aplicada mais robustos e de interesse para a sociedade.

A revista Veterinária e Zootecnia está atenta aos novos desafios e tendências, e adota a partir de 2019, a modalidade de publicação contínua, seguindo uma tendência Nacional.

Publicar de forma contínua é vantajoso tanto para os autores como para editores pois agiliza a divulgação dos artigos. Publicação contínua tem as seguintes características: elimina a periodicidade, portanto deixa de publicar fascículos; passa a publicar os artigos em um volume único anual, assim que estejam prontos para publicação, em qualquer data do ano; os artigos são paginados individualmente e não mais de forma sequencial; em tendo DOI, os arquivos já são publicados com seus DOIs definitivos, para que os autores já possam receber citações; a quantidade de artigos será contada por volumes, ao final do ano, e não mais por fascículos, pois deixam de existir.

 

Publicado
25-02-2019
Como Citar
Langoni, H. (2019). Gestão em ciência e tecnologia. Veterinária E Zootecnia, 26, 1-1. Recuperado de https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/129
Seção
Editorial