INQUÉRITO SOBRE O CONHECIMENTO DE ZOONOSES RELACIONADAS A CÃES E GATOS EM BOTUCATU-SP

Autores

  • Helio Langoni
  • Marcella Zampoli Troncarelli
  • Eliana Curvelo Rodrigues
  • Helio Rubens de Carvalho Nunes
  • Simone Baldini Lucheis
  • Cassiano Victoria
  • Caio Nunes de Barros
  • Glaucea Suman

Palavras-chave:

zoonoses, cães e gatos, questionário, conhecimento, Botucatu-SP

Resumo

A presença do cão e do gato na convivência com os seres humanos é intensa, embora a população geralmente desconheça ou conheça parcialmente os riscos que estes animais podem oferecer como potenciais transmissores de zoonoses. O objetivo do presente estudo foi avaliar o grau de conhecimento da população de Botucatu-SP sobre raiva, leptospirose, leishmaniose, toxoplasmose e verminoses. Foram aplicados questionários em 99 domicílios sorteados, segundo planejamento amostral estatístico, em 55 bairros do município. Os questionários foram compostos de 30 questões, no total, envolvendo epidemiologia de leptospirose, raiva, toxoplasmose, verminoses e leishmaniose. Verificou-se que a população botucatuense reconhece a importância das zoonoses, mas não tem conhecimento (ou apresenta conhecimento parcial) da cadeia epidemiológica destas enfermidades. 57,6%; 41,4%; 38,5%; 15,2%; e 8,1% dos entrevistados apresentavam algum tipo de informação correta sobre verminoses, leptospirose, raiva, leishmaniose e toxoplasmose, respectivamente. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que um intenso trabalho educacional deva ser desenvolvido na comunidade botucatuense, com referência às principais zoonoses transmitidas por cães e/ou gatos, especialmente no tocante à leishmaniose e toxoplasmose.

Referências

Nunes ERC, Almeida DBA, Gonçalves MA, Silva MR, Macário V, Medeiros Júnior AG, et al. Percepção dos idosos sobre o conhecimento e profilaxia de zoonoses parasitárias. Resumos da IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX) e VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; 23-29 out 2009; Recife, Pernambuco. Resumo 0706-1.

Bolfarine H, Bussab WO. Elementos de amostragem. São Paulo: Edgar Blucher; 2005.

Martins CM. Relação entre a posse de cães e gatos com padrão sócio-econômico e com a presença de crianças nas residências no município de Pinhais-PR. Anais do 17º Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná; 21-23 Out 2009. Curitiba, Paraná.

Arca Brasil. Enfim, como acabar com a morte de cães e gatos no mundo?

Projeto de lei apresentado em São Paulo proíbe a eutanásia de animais nos CCZs do estado e reaviva discussão internacional [monografia da Internet]. [3 mar 2010]. Disponível em: http://www.arcabrasil.org.br/noticias/0803_ccz.html. Acesso em: 06/09/2011.

Langoni H, Hoffmann JL, Menozzi BD, Silva RC. Morcegos não-hematófagos na cadeia epidemiológica de transmissão da Raiva. Vet Zootec. 2007; 14(1):43-46.

Lima AMA. Avaliação do conhecimento, profilaxia das zoonoses, posse responsável e da contaminação do solo por ovos de ancilostomatídeos e toxocarídeos em uma comunidade da cidade do Recife, PE [tese]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 2007.

Lima FF, Koivisto MB, Perri SHV, Bresciani KDS. O conhecimento de idosos sobre parasitoses em Instituições não governamentais do município de Araçatuba, SP. Rev Ciênc Ext. 2008; 4(1):77.

Tome RO, Serrano ACM, Nunes CM, Perri SHV, Bresciani KDS. Inquérito epidemiológico sobre conceitos de zoonoses parasitárias para professores de escolas municipais do ensino infantil de Araçatuba-SP. Rev Ciênc Ext. 2005; 2(1):38.

Farias PC, Dutra BF, Nunes ERC, Assis AS. Avaliação do conhecimento e profilaxia das zoonoses em escolas situadas no município de São Bento do Una, PE. Anais da IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX) e VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; 23-29 out 2009; Recife, Pernambuco. Resumo 1154-61.

Souza LC, Langoni H, Silva RC, Lucheis SB. Vigilância epidemiológica da Raiva na região de Botucatu-SP: importância dos quirópteros na manutenção do vírus na natureza. ARS Vet. 2005; 21(1):62-8.

Fraga LS, Cardoso KM, Pfuetzenreiter MR. Concepções e comportamento de crianças em relação às zoonoses: a influência da família e da escola na educação em saúde. Anais do VI ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educacão em Ciências; 26 Nov - 01 Dez 2007. Florianópolis, Santa Catarina. 2:19.

Downloads

Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Langoni H, Troncarelli MZ, Rodrigues EC, Nunes HR de C, Lucheis SB, Victoria C, Barros CN de, Suman G. INQUÉRITO SOBRE O CONHECIMENTO DE ZOONOSES RELACIONADAS A CÃES E GATOS EM BOTUCATU-SP. RVZ [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 29º de abril de 2024];21(2):297-305. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/1353

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>