Desenvolvendo competências na aprendizagem de estudantes de medicina veterinária

Autores

  • Cláudia Turra Pimpão
  • Dariane Cristina Catapan
  • Rita Maria Venâncio Mangrich Rocha
  • Kung Darh Chi
  • Valeria Natasha Teixeira
  • Humberto Maciel França Madeira
  • Ana Lúcia Michelotto
  • Mirian Célia Castellain Guebert
  • Javier Burchard

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2017.v24.296

Palavras-chave:

Metodologias ativas, educação superior, diretrizes curriculares, ensinoaprendizagem

Resumo

Atualmente para os professores universitários obterem a atenção do estudante em sala de aula,
é necessário romper alguns paradigmas e ser inovador na forma de ensinar para poder manterse motivado, porque concorrer com a facilidade de acesso as informações juntamente com o
mundo tecnológico a disposição dos alunos, torna-se um desafio para toda a comunidade
acadêmica. A educação universitária necessita de implementação de novos modos de se
pensar e praticar o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de ensino deve ser
ativa e inovadora, levando em conta os saberes prévios dos alunos, sua realidade social,
política, profissional e cultural. As metodologias de projetos que estimulem a pesquisa,
resultam em descobertas significativas e aplicáveis à realidade de cada discente possibilitando
ao docente ser mediador do processo de ensino e aprendizagem, criando cenários que rompam
com a visão tradicional de ver e compreender as coisas por parte dos discentes. O objetivo do
presente estudo é eleger as possíveis competências para serem utilizadas como metodologia
de ensino e aprendizagem de estudantes de bacharelado em medicina veterinária na PUCPR.
As competências desenvolvidas no Curso de Medicina Veterinária da PUCPR são pautadas
em desenvolver competências basilares e específicas e são as mínimas competências
esperadas que médicos veterinários recém-formados possuam, a fim de garantir serviços
veterinários de alta qualidade.

Referências

1. Decreto n° 5.622, de 19 de Dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de
Dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário
Oficial da União. 20 Dez 2005.
2. Cotta RMM, Costa GD, Mendonça ET. Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta
pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas. Interface (Botucatu).
2015;9(54):573-88.
3. Lei nº 9394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. Diário Oficial da União. 23 Dez 1996.
4. Resolução CNE/CES 1, de 18 de Fevereiro de 2003. Institui diretrizes curriculares
nacionais dos cursos de graduação em medicina veterinária. Diário Oficial da União. 20
Fev 2003.
5. Cotta RMM, Costa GD, Mendonça ET. Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e
aprendizagem orientada por competências. Cienc Saude Coletiva. 2013;18(6):1847-56.
6. Ferreira JL, Carpim L, Behrens MA. O professor universitário construindo conhecimentos
inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógica. Rev Dialogo Educ.
2013;13(38):69-84.
7. Aretio LG, Cordella MR, Blanco MG. Claves para la educación: actores, agentes y
escenarios en la sociedad actual. Madrid: Narcea SA Ediciones; 2009.
8. Lima VV. Competência: distintas abordagens e implicações na formação de profissionais
de saúde. Interface (Botucatu). 2005;9(17):369-79.
9. Masetto MT. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus
Editorial; 2003.
10. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Resolução nº 73/2012 - CONSUN, de 28 de
Agosto de 2012. Projeto pedagógico institucional da PUCPR. Curitiba: PUCPR; 2012.
11. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Resolução n.º 110/2013 - CONSUN, de 24
de Julho de 2013. Aprova reformulação do regimento geral da PUCPR [Internet].
Curitiba: PUCPR; 2013 [cited 2017 Feb 24]. Available from:
http://www.pucpr.br/arquivosUpload/5370463411338897394.pdf
12. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Projeto pedagógico da escola de ciências
agrárias e medicina veterinária. Curitiba: PUCPR; 2013.
13. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Projeto pedagógico do curso de medicina
veterinária. Curitiba: PUCPR; 2013.
14. Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a ed. São Paulo: Atlas; 1999.
15. Castro CM. Estrutura e apresentação de publicações científicas. São Paulo: McGraw-Hill;
1976.
16. Fonseca JJS. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: Universidade Estadual do
Ceará; 2002.
17. Ministério da Educação (BR). Referenciais para formação de professores. Brasília:
MEC/SEF; 2002.
18. Fleury MTL, Fleury A. Construindo o conceito de competência. Rev Adm Contemp.
2001;5(nº esp):183-96.
19. Conselho Federal de Medicina Veterinária. Estratégias de ensino-aprendizagem para
desenvolvimento das competências humanísticas [Internet]. Brasília: CFMV; 2012 [cited
2015 Sept 2]. Available from:
http://portal.cfmv.gov.br/uploads/files/Estrategias%20de%20Ensinoaprendizagem%20para%20Desenvolvimento%20das%20Competencias%20Humanisticas
_site.pdf
20. Delors J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão
Internacional sobre Educação para o século XXI [Internet]. Brasília: Unesco; 2010
[acesso 2015 Sept 2]. Available from:
http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf
21. Mitre SM, Cotta RMM, Fortini IF, Raimundo IC, Souza NA, Santos RGC, et al.
Flexibilidade, acesso e diversidade na formação universitária em saúde: o aprender
fazendo no desenvolvimento de competências profissionais. Modelos flexibles de la
organización de la formación. Rev CIDUI. 2014;1(2):1-15.
22. Cordeiro J. Didática. São Paulo: Contexto; 2007.
23. Organização Mundial de Saúde Animal, editor. Anais da 3a Conferência Mundial sobre
Educação Veterinária e o Papel dos Órgãos Veterinários Estatutários; 4-6 Dez 2013; Foz
do Iguaçu.
24. Organização Mundial de Saúde Animal. Recomendaciones de la OIE sobre las
competências mínimas que se esperan de los veterinários recién licenciados para
garantizar servicios veterinários nacionales de alta calidad. França: OIE; 2012.
25. Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES 1, de 18 de Fevereiro de 2003.
Institui diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em medicina veterinária
[Internet]. Brasília; 2003 [cited 2015 Sept 2]. Available from:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces012003.pdf

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

1.
Turra Pimpão C, Catapan DC, Venâncio Mangrich Rocha RM, Darh Chi K, Teixeira VN, Maciel França Madeira H, Michelotto AL, Castellain Guebert MC, Burchard J. Desenvolvendo competências na aprendizagem de estudantes de medicina veterinária. RVZ [Internet]. 29º de setembro de 2017 [citado 21º de novembro de 2024];24(3):592-603. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/296

Edição

Seção

Artigos Originais