Desenvolvendo competências na aprendizagem de estudantes de medicina veterinária
DOI:
https://doi.org/10.35172/rvz.2017.v24.296Palavras-chave:
Metodologias ativas, educação superior, diretrizes curriculares, ensinoaprendizagemResumo
Atualmente para os professores universitários obterem a atenção do estudante em sala de aula,
é necessário romper alguns paradigmas e ser inovador na forma de ensinar para poder manterse motivado, porque concorrer com a facilidade de acesso as informações juntamente com o
mundo tecnológico a disposição dos alunos, torna-se um desafio para toda a comunidade
acadêmica. A educação universitária necessita de implementação de novos modos de se
pensar e praticar o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de ensino deve ser
ativa e inovadora, levando em conta os saberes prévios dos alunos, sua realidade social,
política, profissional e cultural. As metodologias de projetos que estimulem a pesquisa,
resultam em descobertas significativas e aplicáveis à realidade de cada discente possibilitando
ao docente ser mediador do processo de ensino e aprendizagem, criando cenários que rompam
com a visão tradicional de ver e compreender as coisas por parte dos discentes. O objetivo do
presente estudo é eleger as possíveis competências para serem utilizadas como metodologia
de ensino e aprendizagem de estudantes de bacharelado em medicina veterinária na PUCPR.
As competências desenvolvidas no Curso de Medicina Veterinária da PUCPR são pautadas
em desenvolver competências basilares e específicas e são as mínimas competências
esperadas que médicos veterinários recém-formados possuam, a fim de garantir serviços
veterinários de alta qualidade.
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