Desenvolvendo competências na aprendizagem de estudantes de medicina veterinária

Autores

  • Cláudia Turra Pimpão
  • Dariane Cristina Catapan
  • Rita Maria Venâncio Mangrich Rocha
  • Kung Darh Chi
  • Valeria Natasha Teixeira
  • Humberto Maciel França Madeira
  • Ana Lúcia Michelotto
  • Mirian Célia Castellain Guebert
  • Javier Burchard

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2017.v24.296

Palavras-chave:

Metodologias ativas, educação superior, diretrizes curriculares, ensinoaprendizagem

Resumo

Atualmente para os professores universitários obterem a atenção do estudante em sala de aula,
é necessário romper alguns paradigmas e ser inovador na forma de ensinar para poder manterse motivado, porque concorrer com a facilidade de acesso as informações juntamente com o
mundo tecnológico a disposição dos alunos, torna-se um desafio para toda a comunidade
acadêmica. A educação universitária necessita de implementação de novos modos de se
pensar e praticar o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de ensino deve ser
ativa e inovadora, levando em conta os saberes prévios dos alunos, sua realidade social,
política, profissional e cultural. As metodologias de projetos que estimulem a pesquisa,
resultam em descobertas significativas e aplicáveis à realidade de cada discente possibilitando
ao docente ser mediador do processo de ensino e aprendizagem, criando cenários que rompam
com a visão tradicional de ver e compreender as coisas por parte dos discentes. O objetivo do
presente estudo é eleger as possíveis competências para serem utilizadas como metodologia
de ensino e aprendizagem de estudantes de bacharelado em medicina veterinária na PUCPR.
As competências desenvolvidas no Curso de Medicina Veterinária da PUCPR são pautadas
em desenvolver competências basilares e específicas e são as mínimas competências
esperadas que médicos veterinários recém-formados possuam, a fim de garantir serviços
veterinários de alta qualidade.

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Publicado

2017-09-29

Como Citar

1.
Turra Pimpão C, Catapan DC, Venâncio Mangrich Rocha RM, Darh Chi K, Teixeira VN, Maciel França Madeira H, Michelotto AL, Castellain Guebert MC, Burchard J. Desenvolvendo competências na aprendizagem de estudantes de medicina veterinária. RVZ [Internet]. 29º de setembro de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];24(3):592-603. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/296

Edição

Seção

Artigos Originais