ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA GATOS EM AMBIENTE DE INTERNAÇÃO

Autores

  • Victor Espindola Camuci Centro Universitário da Grande Dourados
  • Natália da Silva Sunada Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2022.v29.656

Palavras-chave:

bem-estar, comportamento, gatos domésticos

Resumo

Muitas patologias podem acometer felinos, que corriqueiramente determina a necessidade de atendimento veterinário. O ambiente no qual o gato está inserido adquire extrema importância, sendo que na maioria das clínicas e hospitais veterinários em que estes animais são mantidos em internação há condições aquém das ideais. O enriquecimento ambiental, constitui uma ferramenta que busca melhorar a qualidade de vida do animal, possibilitando assim a antecipação da recuperação e consequentemente melhores prognósticos ao animal. Para minimizar um possível nível de estresse que o ambiente de internação pode determinar ao animal, foi realizado um estudo experimental na Clínica Veterinária da Unigran em Dourados - MS, no qual 3 gatos saudáveis (2 machos e 1 fêmea) com idade aproximada de três anos foram mantidos em ambiente de internação para se realizar estudo comportamental dos mesmos por meio de gravações em vídeos e posterior análise utilizando-se etograma. Os vídeos eram efetuados em dois momentos, sendo no primeiro a baia de internação sem enriquecimento ambiental, enquanto no segundo eram introduzidos ítens (caixa de areia, cama e brinquedos) como enriquecimento. O enriquecimento ambiental ajudou de forma moderada alguns animais, na diminuição do tempo despendidos de alguns de seus comportamentos compreendidos na forma de estresse bem como observou-se que os animais de uma maneira geral no momento em que se realizava o manejo de enriquecimento ambiental possuiam maior interação com o ser humano e desta maneira pode-se recomendar o uso de formas que possam tornar o ambiente mais próximo ao encontrado no domicílio do felino.

 

Referências

STEFOFF, R. Cats. New York: Benchmark Books. 2004.

PEREIRA, G A. Efeito de manejo comportamental e do enriquecimento ambiental na hipertensão felina associada a doença renal crônica. Instituto de ciências biomédicas Abel Salazar. Tese de doutoramento em ciências veterinárias. 2014.

SILVA, T, B. Enriquecimento ambiental para felinos em cativeiro. Atlas de saúde ambiental – ASA. Volume 2, Numero 3, 2014.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

1.
Espindola Camuci V, Sunada N da S. ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA GATOS EM AMBIENTE DE INTERNAÇÃO. RVZ [Internet]. 5º de julho de 2022 [citado 1º de maio de 2024];29:1-6. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/656

Edição

Seção

Relatos de Casos