FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO E ATITUDE DE CONSUMIDORES DE CARNE BOVINA COM CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM EM CAMPINAS, SP

Autores

  • Marcos Aurelio Lopes
  • Ênio Contini
  • Fábio Raphael Pascoti Bruhn
  • Eric Araujo Soares da Cunha
  • Peter Bitencourt Faria
  • Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha

Palavras-chave:

atributos da carne, comercialização, rastreabilidade, segurança alimentar

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar quais fatores socioeconômicos estão relacionados à
decisão de compra de carne com certificação de origem, além de levantar o perfil de
percepção e atitude dos consumidores de carne bovina em Campinas, SP. Foi realizada a
descrição das variáveis e construído um modelo múltiplo Generalized Estimating Equations
(GEE) de regressão logística visando identificar possíveis associações entre as características
socioeconômicas dos consumidores e os principais atributos da carne que influenciam a
decisão para sua compra, levantadas por meio de entrevistas entre 281 entrevistados no mês
de abril de 2012. O estabelecimento comercial onde foi realizada a aquisição da carne é o
atributo que mais influencia a decisão de compra dos consumidores. A maioria dos
entrevistados já ouviu falar sobre rastreabilidade bovina. Dentre os que já ouviram falar em
rastreabilidade bovina, a maior parte está disposta a pagar mais pela carne com certificação de
origem, apesar de considerar que há desvantagens associadas à rastreabilidade, principalmente
em relação ao aumento no preço da carne. Consumidores com maior grau de escolaridade e
renda apresentaram melhor conhecimento sobre este tipo de certificação, sendo estes fatores
de grande influência sobre a aceitabilidade dos consumidores em pagar mais caro pela carne
bovina rastreada.

Referências

Nesbakken T. Food safety in a global market-Do we need to worry? Small Rumin Res.

;86:63–6.

Sofos JN. Challenges to meat safety in the 21st century. Meat Sci. 2008;78(1-2):3–13.

Verbeke W, Van Wezemael L, de Barcellos MD, Kügler JO, Hocquette J-F, Ueland Ø, et

al. European beef consumers’ interest in a beef eating-quality guarantee Insights from a

qualitative study in four EU countries. Appetite. 2010;54:289–96.

Gellynck X, Verbeke W. Consumer perception of traceability in the meat chain. Ger J

Agric Econ. 2001;50:368–74.

Iba SK, Brabet C, Oliveira PIJ de, Pallet D. Um panorama da rastreabilidade dos produtos

agropecuários do brasil destinados à exportação -carnes, soja e frutas- [Internet].

Piracicaba: Universidade de São Paulo; 2003 [cited 2014 Apr 25]. Available from:

http://www.cendotec.org.br/dossier/cirad/produitsbrpr.pdf.

Ubilava D, Foster K. Quality certification vs. product traceability: Consumer preferences

for informational attributes of pork in Georgia. Food Policy. 2009;34:305–10.

Latouche K, Rainelli P, Vermersch D. Food safety issues and the BSE scare: some lessons

from the French case. Food Policy. 1998;23:347–56.

Lopes M, Santos G, Amado G, Cardoso M. Principais dificuldades encontradas pelos

pecuaristas na implantação da rastreabilidade de bovinos. Cienc Anim Bras. 2007;8:515–

Van Wezemael L, Verbeke W, Kügler JO, Scholderer J. European consumer acceptance of

safety-improving interventions in the beef chain. Food Control. 2011;22:1776–84.

Giraud G, Halawany R. Consumers’ perception of food traceability in europe. In:

Proceedings of 98th EAAE Seminar. Marketing dynamics within the global trading

system: new perspectives; 2006; Chania. Chania: European Association of Agricultural

Economists.

Rijswijk WV, Frewer LJ. How consumers link traceability to food quality and safety: an

international investigation. In: Proceedings of 98th EAAE Seminar. Marketing dynamics

within the global trading system: new perspectives; 2006; Chania. Chania: European

Association of Agricultural Economists.

Barbetta PA. Estatística aplicada às Ciências Sociais. Florianópolis: Nobel; 2007.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2010

[cited 2012 Apr 4]. Available from:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/resultados_dou/SP2010.pd

f.

Velho JP, Barcellos JOJ, Lengler L, Elias SA, Oliveira TE. Disposição dos consumidores

porto-alegrenses à compra de carne bovina com certificação. Rev Bras Zootec.

;38:399–404.

Hanley JA. Statistical analysis of correlated data using generalized estimating equations:

an orientation. Am J Epidemiol. 2003;157:364–75.

Lopes MA, Demeu AA, Ribeiro ADB, Rocha CMBM, Bruhn FRP, Retes PL.

Dificuldades encontradas pelos pecuaristas na implantação da rastreabilidade bovina. Arq

Bras Med Vet Zootec. 2012;64:1621–8.

da Rocha CMBM, Bruhn FRP, Leite RC, Guimarães AM, Sampaio IB, de Oliveira PR.

Principal component analysis on the perceptions of milk producers about Rhipicephalus

(Boophilus) microplus control in Minas Gerais. Rev Bras Parasitol Vet. 2012;21:224–31.

Krystallis A, Chryssochoidis G, Scholderer J. Consumer-perceived quality in

“traditional” food chains: the case of the Greek meat supply chain. Appetite. 2007;48:54–

Troy DJ, Kerry JP. Consumer perception and the role of science in the meat industry.

Meat Sci. 2010;86:214–26.

Unnevehr L, Eales J, Jensen H, Lusk J, McCluskey J, Kinsey J. Food and consumer

economics. Am J Agric Econ. 2010;92:506–21.

Sato GS, Silva ROP. Fragilidade do modelo de rastreabilidade da carne bovina brasileira.

Analises Indicadores Agron. 2008;3:1–5.

Tonsor G, Marsh GL. Comparing heterogeneous consumption in U.S. and japanese meat

fish demand. Agric Econ. 2007;37:81–91.

Verbeke W, Vackier I. Profile and effects of consumer involvement in fresh meat. Meat

Sci. 2004;67:159–68.

Hocquette J-F, Botreau R, Picard B, Jacquet A, Pethick DW, Scollan ND. Opportunities

for predicting and manipulating beef quality. Meat Sci. 2012;92:197–209.

Angulo AM, Gil JM. Risk perception and consumer willingness to pay for certified beef

in Spain. Food Qual Prefer. 2007;18:1106–17.

Zen S de, Brandão MM. Perfil do consumidor de carne bovina. Preços Agri. 1998;12:3–

Olivo R, Guarnieri PD, Shimokomaki M. Fatores que influenciam na cor de filés de peito

de frango. Rev Nac Carne. 2001;289:44–9.

Sarantopoulos CIGL, Pizzinato A. Fatores que afetam a cor das carnes. Rev Nac Carne.

;15:50–7.

Brumm MAR, Terra NM. Carne e seus derivados: técnicas de controle de qualidade. São

Paulo: Nobel; 1988.

Zhao R, Qiao J, Chen Y. Influencing factors of consumer willingness-to-buy traceable

foods: an analysis of survey data from two Chinese cities. Agric Agric Sci Procedia.

;1:334–43.

Mørkbak MR, Christensen T, Gyrd-Hansen D. Valuation of food safety in meat e a

review of stated preference studies. Food Econ. 2008;4:63–74.

Grunert KG, Bredahl L, Brunsø K. Consumer perception of meat quality and implications

for product development in the meat sector-a review. Meat Sci. 2004;66:259–72.

Lazzarotto NDF. Estudos sobre o mercado de certificações de qualidade em alimentos no

Brasil. In: Anais do V SemeAD; 2001; São Paulo. São Paulo: FEA-USP; 2001.

Lee JY, Han DB, Nayga RM, Lim SS. Valuing traceability of imported beef in Korea: an

experimental auction approach. Aust J Agric Resour Econ. 2011;55:360–73.

Pendell DL, Brester GW, Schroeder TC, Dhuyvetter KC, Tonsor GT. Animal

identification and tracing in the united states. Am J Agr Econ. 2010;92:927–40.

Resende Filho MA. Potenciais benefícios do sistema de rastreabilidade animal dos EUA

para o setor de carnes americano. Rev Econ Sociol Rural. 2008;46:1129–54.

Van Loo EJ, Diem MNH, Pieniak Z, Verbeke W. Consumer attitudes, knowledge, and

consumption of organic yogurt. J Dairy Sci. 2013;96:2118–29.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

1.
Lopes MA, Contini Ênio, Bruhn FRP, Cunha EAS da, Faria PB, Rocha CMBM da. FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO E ATITUDE DE CONSUMIDORES DE CARNE BOVINA COM CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM EM CAMPINAS, SP. RVZ [Internet]. 16º de fevereiro de 2022 [citado 28º de abril de 2024];23(1):285-96. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/767

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)