FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO E ATITUDE DE CONSUMIDORES DE CARNE BOVINA COM CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM EM CAMPINAS, SP
Palabras clave:
atributos da carne, comercialização, rastreabilidade, segurança alimentarResumen
O objetivo deste estudo foi verificar quais fatores socioeconômicos estão relacionados à
decisão de compra de carne com certificação de origem, além de levantar o perfil de
percepção e atitude dos consumidores de carne bovina em Campinas, SP. Foi realizada a
descrição das variáveis e construído um modelo múltiplo Generalized Estimating Equations
(GEE) de regressão logística visando identificar possíveis associações entre as características
socioeconômicas dos consumidores e os principais atributos da carne que influenciam a
decisão para sua compra, levantadas por meio de entrevistas entre 281 entrevistados no mês
de abril de 2012. O estabelecimento comercial onde foi realizada a aquisição da carne é o
atributo que mais influencia a decisão de compra dos consumidores. A maioria dos
entrevistados já ouviu falar sobre rastreabilidade bovina. Dentre os que já ouviram falar em
rastreabilidade bovina, a maior parte está disposta a pagar mais pela carne com certificação de
origem, apesar de considerar que há desvantagens associadas à rastreabilidade, principalmente
em relação ao aumento no preço da carne. Consumidores com maior grau de escolaridade e
renda apresentaram melhor conhecimento sobre este tipo de certificação, sendo estes fatores
de grande influência sobre a aceitabilidade dos consumidores em pagar mais caro pela carne
bovina rastreada.
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