AÇÕES DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE ZOONOSES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE

Autores

  • Paula Ferraz de Camargo Zanotto Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual, Botucatu, São Paulo Brasil
  • Mariana Zanchetta e Gava Department of Animal Production and Preventive Veterinary Medicine, State University, Botucatu, São Paulo Brazil
  • Dayane da Silva Zanini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp https://orcid.org/0000-0002-5457-5016
  • Helio Langoni https://orcid.org/0000-0001-5127-0762

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2024.v31.1551

Palavras-chave:

Intervenção educativa, promoção da saúde, saúde pública, doenças zoonóticas

Resumo

As doenças decorrentes do desequilíbrio entre a tríade ambiente, humanos e animais afetam a saúde dos indivíduos, bem como o bem-estar social e econômico da população mundial. Em todo o mundo, atividades de educação em saúde estão sendo realizadas para prevenir e controlar zoonoses. Para orientar futuras intervenções educativas, revisamos artigos científicos publicados nos últimos cinco anos para caracterizar e verificar as ferramentas: público-alvo, duração, efetividade, lacunas e dificuldades. Quatro bases de dados foram pesquisadas e 16 artigos foram selecionados para a meta-análise, com 81,3% dos estudos sendo conduzidos em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Destes, 56,3% envolviam menores de 14 anos e 62,5% envolviam atividades no ensino fundamental e médio. Os pesquisadores são os profissionais mais engajados nas atividades, sendo que 56,3% dos estudos são conduzidos por veterinários. Várias novas ferramentas de ensino foram propostas, demonstrando notável eficácia. Para que as revisões sistemáticas orientem o desenho de novas ações educativas, é necessário descrever melhor as metodologias de ensino e os instrumentos de avaliação, bem como avaliar a longo prazo não só o impacto do conhecimento na população, mas a incidência de zoonoses também.

Referências

Jones KE, Patel NG, Levy MA, Storeygard A, Balk D, Gittleman JL, et al. Global trends in emerging infectious diseases. Nature. 2008 Feb;451(7181):990–3. doi: 10.1038/nature06536. DOI: https://doi.org/10.1038/nature06536

Grace D, Gilbert J, Randolph T, Kang’ethe E. The multiple burdens of zoonotic disease and an ecohealth approach to their assessment. Trop Anim Health Prod. 2012 Sep 12;44(S1):67–73. doi: 10.1007/s11250-012-0209-y. DOI: https://doi.org/10.1007/s11250-012-0209-y

Gibbs EPJ. The evolution of One Health: a decade of progress and challenges for the future. Veterinary Record. 2014 Jan;174(4):85–91. doi: 10.1136/vr.g143. DOI: https://doi.org/10.1136/vr.g143

Lindahl JF, Grace D. The consequences of human actions on risks for infectious diseases: a review. Infect Ecol Epidemiol. 2015 Jan 27;5(1):30048. doi: 10.3402/iee.v5.30048. DOI: https://doi.org/10.3402/iee.v5.30048

Mackenzie JS, Jeggo M. The One Health Approach—Why Is It So Important? Trop Med Infect Dis. 2019 May 31;4(2):88. doi: 10.3390/tropicalmed4020088. DOI: https://doi.org/10.3390/tropicalmed4020088

Silva CM da C, Meneghim M de C, Pereira AC, Mialhe FL. Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Cien Saude Colet. 2010 Aug;15(5):2539–50. doi: 10.1590/S1413-81232010000500028. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000500028

Ministério da Saúde. Vigilância, prevenção e controle de zoonoses normas técnicas e operacionais [Internet]. 1ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_prevencao_controle_zoonoses.pdf

Langoni H, Carmelo ER, Silva RC. Educar em saúde para guarda responsável e controle de zoonoses. Manual técnico; 2018.

Lobo K dos S, Bezerra JMT, Brito LM de O, Silva JS da, Pinheiro VCS. Conhecimentos de estudantes sobre leishmaniose visceral em escolas públicas de Caxias, Maranhão, Brasil. Cien Saude Colet. 2013 Aug;18(8):2295–300. doi: 10.1590/S1413-81232013000800013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000800013

Moreira FRC, Morais NRL, Oliveira FLM, Souza JC, Lima MS, Costa FP, et al. Avaliação do conhecimento de algumas zoonoses em alunos de escolas públicas nos municípios de Apodi, Felipe Guerra e Severiano Melo (RN)-Brasil. Holos. 2013;2(29):66-78. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1077

Çövener Özçelik Ç, Aktaş E, Çelik D, Ocakçı AF. Impact of toilet hygiene training program: results from 11- to 16-year-old secondary school Turkish children. Int J Public Health. 2014 Oct 31;59(5):799–807. doi: 10.1007/s00038-014-0595-1. DOI: https://doi.org/10.1007/s00038-014-0595-1

Heinrich ERE, KuKanich KS, Davis E, White BJ. Public health campaign to promote hand hygiene before meals in a college of veterinary medicine. J Vet Med Educ. 2014 Sep;41(3):301–10. doi: 10.3138/jvme.0913-124R1. DOI: https://doi.org/10.3138/jvme.0913-124R1

Aligol M, Nasirzadeh M, Bakhtiari MH, Eslami AA. The effects of education on promoting knowledge, beliefs and preventive behaviors on brucellosis among women: applying a health belief model. Jundishapur J Health Sci 2014;6(2):343-9.

Jacob S, Sivasangeetha K, Sushi K, Thatchinamoorthy G, Anitha D, Ganesan A. Health education program on leptospirosis among college students in Chennai, South India. Int J Trop Dis Health. 2015 Jan 10;7(4):172–7. DOI: https://doi.org/10.9734/IJTDH/2015/16547

Mwidunda SA, Carabin H, Matuja WBM, Winkler AS, Ngowi HA. A school based cluster randomised health education intervention trial for improving knowledge and attitudes related to taenia solium cysticercosis and taeniasis in Mbulu District, Northern Tanzania. PLoS One. 2015 Feb 26;10(2):e0118541. doi: 10.1371/journal.pone.0118541. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0118541

Brito JA de, Santos RA dos, Mendonça BC de, Ribeiro RR. Avaliação do conhecimento sobre a leishmaniose visceral antes e depois de intervenção educacional em proprietários de cães da cidade de Cruz das Almas, recôncavo da Bahia. Rev. Ciênc. Ext. 2015;11(2):104-14.

Suwanbamrung C, Kusol K, Tantraseneerate K, Promsupa S, Doungsin T, Thongchan S, et al. Developing the participatory education program for dengue prevention and control in the primary school, Southern Region, Thailand. Health N Hav. 2015;07(10):1255–67. DOI: https://doi.org/10.4236/health.2015.710140

Kanda K, Obayashi Y, Jayasinghe A, de S. Gunawardena GSP, Delpitiya NY, Priyadarshani NGW, et al. Outcomes of a school-based intervention on rabies prevention among school children in rural Sri Lanka. Int Health. 2015 Sep;7(5):348–53. doi: 10.1093/inthealth/ihu098. DOI: https://doi.org/10.1093/inthealth/ihu098

Shadick NA, Zibit MJ, Nardone E, DeMaria A, Iannaccone CK, Cui J. A school-based intervention to increase Lyme disease preventive measures among elementary school-aged children. Vector-Borne Zoonotic Dis. 2016 Aug;16(8):507–15. doi: 10.1089/vbz.2016.1942. DOI: https://doi.org/10.1089/vbz.2016.1942

Auplish A, Clarke AS, Van Zanten T, Abel K, Tham C, Bhutia TN, et al. Estimating the intra-cluster correlation coefficient for evaluating an educational intervention program to improve rabies awareness and dog bite prevention among children in Sikkim, India: A pilot study. Acta Trop. 2017 May;169:62–8. doi: 10.1016/j.actatropica.2016.12.032. DOI: https://doi.org/10.1016/j.actatropica.2016.12.032

Hasanov E, Zeynalova S, Geleishvili M, Maes E, Tongren E, Marshall E, et al. Assessing the impact of public education on a preventable zoonotic disease: rabies. Epidemiol Infect. 2018 Jan 22;146(2):227–35. doi: 10.1017/S0950268817002850. DOI: https://doi.org/10.1017/S0950268817002850

Nolting JM, Midla J, Whittington MS, Scheer SD, Bowman AS. Educating youth swine exhibitors on influenza A virus transmission at agricultural fairs. Zoonoses Public Health. 2018 Feb;65(1):e143–7. doi: 10.1111/zph.12422. DOI: https://doi.org/10.1111/zph.12422

Hobbs EC, Mwape KE, Van Damme I, Berkvens D, Zulu G, Mambwe M, et al. Preliminary assessment of the computer-based Taenia solium educational program ‘The Vicious Worm’ on knowledge uptake in primary school students in rural areas in eastern Zambia. Trop Med & Int Health. 2018 Mar;23(3):306–14. doi: 10.1111/tmi.13029. DOI: https://doi.org/10.1111/tmi.13029

Bailey JLB, Gamble L, Gibson AD, Bronsvoort BM de C., Handel IG, Mellanby RJ, et al. A rabies lesson improves rabies knowledge amongst primary school children in Zomba, Malawi. PLoS Negl Trop Dis. 2018 Mar 9;12(3):e0006293. doi: 10.1371/journal.pntd.0006293. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pntd.0006293

World Organisation for Animal Health. Infographic: Rabies Still Kills. Paris: World Organisation for Animal Health; 2022 [cited 2023 Aug 21]. Available from: https://www.woah.org/en/document/infographic-rabies-still-kills/

Ducrotoy MJ, Ammary K, Ait Lbacha H, Zouagui Z, Mick V, Prevost L, et al. Narrative overview of animal and human brucellosis in Morocco: Intensification of livestock production as a driver for emergence? Infect Dis Poverty. 2015 Dec 22;4(1):57. doi: 10.1186/s40249-015-0086-5. DOI: https://doi.org/10.1186/s40249-015-0086-5

Lemkuhl I, Souza MVC de, Cascaes AM, Bastos JL. A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura. Cad Saude Colet. 2015 Sep;23(3):336–46. doi: 10.1590/1414-462X201400030104. DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462X201400030104

Sivaramalingam B, Young I, Pham MT, Waddell L, Greig J, Mascarenhas M, et al. Scoping review of research on the effectiveness of food-safety education interventions directed at consumers. Foodborne Pathog Dis. 2015 Jul;12(7):561–70. doi: 10.1089/fpd.2014.1927. DOI: https://doi.org/10.1089/fpd.2014.1927

Downloads

Publicado

2024-01-13

Como Citar

1.
Ferraz de Camargo Zanotto P, Zanchetta e Gava M, da Silva Zanini D, Langoni H. AÇÕES DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE ZOONOSES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE. RVZ [Internet]. 13º de janeiro de 2024 [citado 23º de novembro de 2024];31:1-10. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/1551

Edição

Seção

Artigos de Revisão