AÇÕES EDUCATIVAS PARA O CONTROLE DE VETORES DA DENGUE E LEISHMANIOSE VISCERAL
Palavras-chave:
educação em saúde, controle de vetores, dengue, febre amarela, leishmaniose viceralResumo
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o resultado de ações educativas no controle de vetores da dengue e leishmaniose, resultantes de um curso semipresencial oferecido a docentes da rede municipal de Ensino Fundamental I de Araçatuba-SP. Quarenta professores do Ensino Básico de escolas localizadas em bairros com maior ocorrência de casos de dengue e leishmaniose participaram do curso, que constou de uma fase conceitual, onde foram abordadas as doenças transmitidas por vetores e as principais zoonoses, posse responsável e educação em saúde, além de uma fase prática com elaboração e aplicação de projetos educativos. Os dados referentes ao conhecimento dos professores antes de depois do curso, foram submetidos ao teste estatístico de Wilcoxon, com 5% significância. O critério de análise da aplicação dos projetos educativos foi a avaliação das ações de multiplicação feitas pelo público-alvo. Observou-se crescimento estatisticamente significante no conhecimento sobre as doenças selecionadas (p < 0,0001) especialmente quanto às questões relativas ao agente etiológico, sintomas no homem e medidas preventivas. A experiência dos professores como multiplicadores envolveu os escolares no diagnóstico dos problemas por meio da elaboração de um mapa falante e promoção de ações educativas tais como: peças teatrais, atividades artísticas, mutirão de limpeza e elaboração e distribuição de panfletos em passeata. Concluiu-se que as ações educativas para a formação de professores direcionadas ao controle de vetores proporcionaram aumento de conhecimentos, impulsionando-os a motivar os escolares para colaborar no controle de doenças adotando medidas de eliminação de vetores, cuidados com o meio ambiente e sensibilização da comunidade.
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