DIGESTIBILIDADE IN SITU DO SORGO E DESAPARECIMENTO DO NITROGÊNIO AMONIACAL EM VACAS HOLANDESAS ALIMENTADAS COM ZEÓLITA E URÉIA.

Autores

  • Felipe Azevedo Ribeiro
  • Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais
  • Rodrigo Donizeti Cardoso
  • Gilberto Batista de Souza
  • Sérgio Novita Esteves
  • Alberto Carlos de Campos Bernardi

Palavras-chave:

rúmen, digestibilidade, fibra em detergente neutro indigestível, estilbita

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a digestibilidade in situ da matéria seca do sorgo e o desaparecimento do nitrogênio amoniacal em vacas holandesas fistuladas alimentadas com zeólita e uréia. Foram utilizadas dietas isoprotéicas e isoenergéticas e com zeólita (400g/dia) e sem zeólita. Foram avaliados pH e dinâmica do nitrogênio no rúmen e digestibilidade in situ. Os resultados indicaram que a utilização da zeólita natural misturadas à uréia proporcionou a maior disponibilidade de amônio no rúmen. O comportamento do pH ruminal não foi afetado com a inclusão da zeólita estilbita na composição das dietas. A suplementação com zeólita na dieta com uréia levou à menor digestibilidade in situ da matéria seca do sorgo (planta) e menor digestibilidade da FDNi.

Downloads

Publicado

2023-03-29

Como Citar

1.
Ribeiro FA, Morais JPG de, Cardoso RD, Souza GB de, Esteves SN, Bernardi AC de C. DIGESTIBILIDADE IN SITU DO SORGO E DESAPARECIMENTO DO NITROGÊNIO AMONIACAL EM VACAS HOLANDESAS ALIMENTADAS COM ZEÓLITA E URÉIA. RVZ [Internet]. 29º de março de 2023 [citado 29º de abril de 2024];21(1):102-7. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/1370

Edição

Seção

Comunicações Curtas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)