Perfil do consumidor de carne de frango no município de Aquidauana, MS

Autores

  • Elis Regina de Moraes Garcia
  • Rosemary Pereira de Pedro Souza
  • Nanci Cappi
  • Laura Ramos de Ávila
  • William Britez Feliciano
  • Flavia Kleszcz da Cruz

Palavras-chave:

cortes, frequência de consumo, preferência, pontos de vendas

Resumo

Objetivou-se identificar o perfil do consumidor de carne de frango do município de
Aquidauana-MS. Foram entrevistados 160 consumidores nos postos de vendas por meio de
questionários definidos. Os resultados demonstraram que 59% dos consumidores são mulheres
com idade entre 40 e 50 anos, ensino médio completo e renda familiar de dois salários mínimos.
Dos entrevistados, 43% possuem hábito de consumir carne de frango pelo menos três vezes por
semana. Com relação à preferência, os consumidores optaram em primeiro lugar pela carne
bovina (78%) e em segundo pela carne de frango (74%). A maioria dos entrevistados consome
a quantidade desejada de carne de frango, sendo que 45% consideram como características
importantes no momento da compra à qualidade, seguida da higiene (35%), preço (13%) e
origem do produto (7%). Sobre as ações que fariam o consumo aumentar, 52% dos
entrevistados aumentariam o consumo mediante a redução do preço da carne de frango; para
30% a redução da gordura é que alavancaria o consumo; 11% aumentariam o consumo diante
do aumento do preço de outras carnes e 8% mediante a melhoria da apresentação do produto.
Quanto à procedência da carne, a maioria dos entrevistados não soube informar a origem da
mesma. E quando indagados 93% dos entrevistados consideraram importante conhecer o
sistema de produção dos animais, além de acreditarem que sejam usados hormônios nesse
processo.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

1.
de Moraes Garcia ER, Pereira de Pedro Souza R, Cappi N, Ramos de Ávila L, Britez Feliciano W, Kleszcz da Cruz F. Perfil do consumidor de carne de frango no município de Aquidauana, MS. RVZ [Internet]. 30º de junho de 2017 [citado 7º de novembro de 2024];24(2):345-52. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/319

Edição

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Artigos Originais

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