Perfil do consumidor de carne de frango no município de Aquidauana, MS

Autores

  • Elis Regina de Moraes Garcia
  • Rosemary Pereira de Pedro Souza
  • Nanci Cappi
  • Laura Ramos de Ávila
  • William Britez Feliciano
  • Flavia Kleszcz da Cruz

Palavras-chave:

cortes, frequência de consumo, preferência, pontos de vendas

Resumo

Objetivou-se identificar o perfil do consumidor de carne de frango do município de
Aquidauana-MS. Foram entrevistados 160 consumidores nos postos de vendas por meio de
questionários definidos. Os resultados demonstraram que 59% dos consumidores são mulheres
com idade entre 40 e 50 anos, ensino médio completo e renda familiar de dois salários mínimos.
Dos entrevistados, 43% possuem hábito de consumir carne de frango pelo menos três vezes por
semana. Com relação à preferência, os consumidores optaram em primeiro lugar pela carne
bovina (78%) e em segundo pela carne de frango (74%). A maioria dos entrevistados consome
a quantidade desejada de carne de frango, sendo que 45% consideram como características
importantes no momento da compra à qualidade, seguida da higiene (35%), preço (13%) e
origem do produto (7%). Sobre as ações que fariam o consumo aumentar, 52% dos
entrevistados aumentariam o consumo mediante a redução do preço da carne de frango; para
30% a redução da gordura é que alavancaria o consumo; 11% aumentariam o consumo diante
do aumento do preço de outras carnes e 8% mediante a melhoria da apresentação do produto.
Quanto à procedência da carne, a maioria dos entrevistados não soube informar a origem da
mesma. E quando indagados 93% dos entrevistados consideraram importante conhecer o
sistema de produção dos animais, além de acreditarem que sejam usados hormônios nesse
processo.

Referências

1. Bernabéu R, Tendero A. Preference structure for lamb meat consumers. A Spanish case
study. Meat Sci. 2005;71:464-70.
2. Francisco DC, Nascimento VP, Pedrozo EA. Conhecendo o consumidor de carne de frango
da cidade de Porto Alegre-RS. Hig Aliment. 2009;23:66-9.
3. Mazzuchetti RN, Batalha MO. O comportamento do consumidor em relação ao consumo e
às estruturas de comercialização da carne bovina na região de Amerios/PR. Varia Sci.
2005;4:25-43.
4. Saith W, Alves AF, Parré JL. Transmissão e integração de preço no mercado de boi gordo
entre região Centro-Oeste e Estado de São Paulo. Rev Adm Neg Amazonia. 2013;5:71-84.
5. Boechat AMF, Alves AF. A política de defesa da concorrência no setor de abate de bovinos.
Rev Econ Nordeste. 2014;45:112-24.
6. Williamson OE. The new institutional economics: taking stock, looking ahead. J Econ Lit.
2000;38:595-613.
7. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010 [Internet]. Rio de
Janeiro: IBGE; 2010 [cited 2015 Feb 4]. Available from:
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/resultados_dou/MS2010.pd
f
8. Pinheiro CD, Lírio VS. Fatores condicionantes da demanda de carne suína no município de
Viçosa–MG. Rev Econ Reuna. 2003;8:43-66.
9. Francisco DC, Nascimento VP, Logueiro AP, Camargo L. Caracterização do consumidor de
carne de frango da cidade de Porto Alegre. Cienc Rural. 2007;37:253-8.
10. Santos CRA. A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória gustativa. Hist
Questoes Debates. 2005;42:11-31.
11. Bonamigo A, Silva CBS, Molento CFM. Atribuições da carne de frango relevantes ao
consumidor: foco no bem estar animal. Rev Bras Zootec. 2012;41:1044-50.
12. Barros GS, Meneses JNC, Silva JA. Representações sociais do consumo de carne em Belo
Horizonte. Physis. 2012;22:365-83.
13. Kaur B, Gupta SR, Singh G. Carbon storage and nitrogen cycling in silvopastoral systems
on a sodic soil in northwestern India. Agrofor Syst. 2002;54:21-9.
14. Associação Brasileira de Proteína Animal. Comemora oficialização de rótulo sobre não uso
de hormônios [Internet]. São Paulo: ABPA; 2014 [cited 2015 Aug 20]. Available from:
http://www.ubabef.com.br/noticias/932?m=62

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

1.
de Moraes Garcia ER, Pereira de Pedro Souza R, Cappi N, Ramos de Ávila L, Britez Feliciano W, Kleszcz da Cruz F. Perfil do consumidor de carne de frango no município de Aquidauana, MS. RVZ [Internet]. 30º de junho de 2017 [citado 21º de novembro de 2024];24(2):345-52. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/319

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)