PERFIL DO CONSUMIDOR DE OVOS DE GALINHA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS

Autores

  • Danilo Souza Sanches Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-6579-1929
  • Elis Regina de Moraes Garcia Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gislaine da Cunha de Andrade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0003-0239-1132
  • Laura Ramos de Ávila Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2021.v28.508

Palavras-chave:

alimentação, avicultura, consumo de ovos, pontos de venda, questionário.

Resumo

Objetivou-se avaliar o perfil dos consumidores de ovos do município de Aquidauana-MS. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com consumidores diretamente nos postos de venda, localizados em diferentes pontos da cidade mediante a aplicação de um questionário previamente definido. Verificou-se que a grande maioria dos entrevistados era do sexo feminino (72,5%), com idade entre 21 a 40 anos (47,5%), com grau de instrução referente ao ensino superior completo (28%) e renda familiar próxima a três salários mínimos (50,5 %). A maioria dos entrevistados consome ovos três vezes por semana, preferencialmente fritos (44%) e avaliam a validade do produto na hora da compra (66,8%). A maior parte da população entrevistada preferem ovos de casca vermelha (66,5%), embora não achem que a cor da casca afete no seu valor nutricional (58,9%). Ainda que 58% dos consumidores entrevistados tenham afirmado que a cor da gema influencia o valor nutricional do ovo, 59,3% não tem preferência por essa característica. Observou-se percentual significativo (71%) de consumidores que não possuem conhecimento do valor nutricional, mas que afirmam que o consumo de ovos não faz mal à saúde (67%). Conclui-se que na cidade de Aquidauana-MS há um satisfatório consumo de ovos, no entanto, detectou-se que há algumas informações básicas que os entrevistados demonstraram não possuir conhecimento, deste modo, torna-se necessário a divulgação e esclarecimento dessas por meio dos rótulos das embalagens dos ovos, Marketing criativos nos estabelecimentos de venda, exposição de banners, elaboração de folders e panfletos, e criação de páginas virtuais, possibilitando uma maior expansão informativa a respeito do ovo para a população Aquidauanense.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-23

Como Citar

1.
Souza Sanches D, de Moraes Garcia ER, da Cunha de Andrade G, Ramos de Ávila L. PERFIL DO CONSUMIDOR DE OVOS DE GALINHA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS. RVZ [Internet]. 23º de fevereiro de 2021 [citado 3º de dezembro de 2024];28:1-10. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/508

Edição

Seção

Artigos Originais

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