PERFIL DO CONSUMIDOR DE OVOS DE GALINHA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS
DOI:
https://doi.org/10.35172/rvz.2021.v28.508Palavras-chave:
alimentação, avicultura, consumo de ovos, pontos de venda, questionário.Resumo
Objetivou-se avaliar o perfil dos consumidores de ovos do município de Aquidauana-MS. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com consumidores diretamente nos postos de venda, localizados em diferentes pontos da cidade mediante a aplicação de um questionário previamente definido. Verificou-se que a grande maioria dos entrevistados era do sexo feminino (72,5%), com idade entre 21 a 40 anos (47,5%), com grau de instrução referente ao ensino superior completo (28%) e renda familiar próxima a três salários mínimos (50,5 %). A maioria dos entrevistados consome ovos três vezes por semana, preferencialmente fritos (44%) e avaliam a validade do produto na hora da compra (66,8%). A maior parte da população entrevistada preferem ovos de casca vermelha (66,5%), embora não achem que a cor da casca afete no seu valor nutricional (58,9%). Ainda que 58% dos consumidores entrevistados tenham afirmado que a cor da gema influencia o valor nutricional do ovo, 59,3% não tem preferência por essa característica. Observou-se percentual significativo (71%) de consumidores que não possuem conhecimento do valor nutricional, mas que afirmam que o consumo de ovos não faz mal à saúde (67%). Conclui-se que na cidade de Aquidauana-MS há um satisfatório consumo de ovos, no entanto, detectou-se que há algumas informações básicas que os entrevistados demonstraram não possuir conhecimento, deste modo, torna-se necessário a divulgação e esclarecimento dessas por meio dos rótulos das embalagens dos ovos, Marketing criativos nos estabelecimentos de venda, exposição de banners, elaboração de folders e panfletos, e criação de páginas virtuais, possibilitando uma maior expansão informativa a respeito do ovo para a população Aquidauanense.
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