REFLEXÃO

  • Helio Langoni
Palavras-chave: editorial

Resumo

Ao chegar ao final do ano, devemos avaliar o que foi possível concluir como meta estabelecida para o período. Isso é importante, e, precisamos considerar com seriedade sobre o ano que passou, bem como qual será a meta futura.

Pensando na vida pessoal, se não realizarmos uma autorreflexão ao final de cada ano, não progrediremos. Da mesma forma, é importante esse exercício no mundo corporativo. Desta forma, temos um saldo positivo quando colocamos em questão a Revista Veterinária e Zootecnia.

Foi possível em 2019, editar o volume 26, e de acordo com as tendências modernas na editoração de revistas, a publicação de 05 artigos de revisão, 14 relatos de casos e 20 artigos originais. Vale ressaltar que a Revista está sendo editada na plataforma OJS, de maneira contínua de acordo com o fluxo de submissão e de avaliação dos assessores e de emissão de pareceres.

Agradecemos a estes, que contribuem para o bom andamento e qualidade da Revista, pois sem a participação abnegada do corpo editorial e de assessores, não teríamos conseguido a sua continuidade na atual plataforma. Contamos com a participação de todos, bem como dos autores que tem submetido seus artigos para submissão.

Ao fecharmos este volume (v.27), marcado tristemente pela Pandemia do Coronavírus, que assolou o mundo, não poderíamos deixar de registrar tal fato, e parar um pouco para reflexões, do que vivenciamos desde março, quando fomos de fato atingidos, no Brasil. Não dá para não pensar nos sérios reflexos negativos para a economia mundial. Tivemos que ser fortes e criativos para nos adaptar a uma nova realidade, para o desenvolvimento de nossas atividades. Nós professores enfrentamos nossos computadores, e olhando para a tela, e não para o rosto dos nossos alunos, tentamos da melhor forma transmitir, os conhecimentos inerentes às nossas disciplinas.

Não foi fácil trocar a atmosfera agradável da sala de aula real, cheia de vida, para a sala virtual. Afinal ate algumas semanas atrás éramos professores, a percorrer as salas ministrando aulas, olhando para os alunos, respondendo perguntas, e interagindo com eles, e de repente veio o sistema remoto, como alternativa, para que não houvesse tanto prejuízo para os alunos.

Conseguimos sobreviver, mas foi preciso, inicialmente, o acolhimento aos nossos alunos, que também estavam se adaptando a uma nova realidade, muita prática da empatia e da resiliência. Apesar das dificuldades enfrentadas, resta a palavra Gratidão, pela superação.

Digno de nota, informamos que conseguimos a inclusão da revista Veterinária e Zootecnia na base de dados da Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento Científico – REDIB. Chegando ao final do ano é hora de desejar um Feliz Natal e um Ano Novo de muita superação, e dizer a todos, que permitiram a continuidade da Revista, nosso muito obrigado!

Publicado
25-02-2020
Como Citar
1.
Langoni H. REFLEXÃO. RVZ [Internet]. 25º de fevereiro de 2020 [citado 13º de maio de 2021];27:1-. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/446
Seção
Editorial

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>