PERFIL DO CONSUMIDOR DE OVOS DE GALINHA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS

Autores

  • Danilo Souza Sanches Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-6579-1929
  • Elis Regina de Moraes Garcia Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gislaine da Cunha de Andrade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0003-0239-1132
  • Laura Ramos de Ávila Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2021.v28.508

Palavras-chave:

alimentação, avicultura, consumo de ovos, pontos de venda, questionário.

Resumo

Objetivou-se avaliar o perfil dos consumidores de ovos do município de Aquidauana-MS. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com consumidores diretamente nos postos de venda, localizados em diferentes pontos da cidade mediante a aplicação de um questionário previamente definido. Verificou-se que a grande maioria dos entrevistados era do sexo feminino (72,5%), com idade entre 21 a 40 anos (47,5%), com grau de instrução referente ao ensino superior completo (28%) e renda familiar próxima a três salários mínimos (50,5 %). A maioria dos entrevistados consome ovos três vezes por semana, preferencialmente fritos (44%) e avaliam a validade do produto na hora da compra (66,8%). A maior parte da população entrevistada preferem ovos de casca vermelha (66,5%), embora não achem que a cor da casca afete no seu valor nutricional (58,9%). Ainda que 58% dos consumidores entrevistados tenham afirmado que a cor da gema influencia o valor nutricional do ovo, 59,3% não tem preferência por essa característica. Observou-se percentual significativo (71%) de consumidores que não possuem conhecimento do valor nutricional, mas que afirmam que o consumo de ovos não faz mal à saúde (67%). Conclui-se que na cidade de Aquidauana-MS há um satisfatório consumo de ovos, no entanto, detectou-se que há algumas informações básicas que os entrevistados demonstraram não possuir conhecimento, deste modo, torna-se necessário a divulgação e esclarecimento dessas por meio dos rótulos das embalagens dos ovos, Marketing criativos nos estabelecimentos de venda, exposição de banners, elaboração de folders e panfletos, e criação de páginas virtuais, possibilitando uma maior expansão informativa a respeito do ovo para a população Aquidauanense.

Referências

1. Stefanello C.; Análise do sistema agroindustrial de ovos comerciais. Revista Agrarian. 2011; v.4 (14):375-382.
2. Oliveira C. Alimentação. Ovo: consumo com segurança. A Lavoura. 2012; v.115 (691):54 - 57.
3. Donato DCZ, Gandra ÉRS, Garcia PDSR, Reis CBM, Gameiro AH. A questão da qualidade no sistema agroindustrial do ovo. In: Anais da 47º. Congresso da Sociedade brasileira de economia, administração e sociologia rural; 26-30 jul. 2009; Porto Alegre (RS): Sober; 2009.
4. Moura AMA, Oliveira NTE, Thiebaut JTL, Melo TV. Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobe a qualidade interna de ovos de codorna japonesas (Coturnix japonica). Cienc. Agrotec. 2008; v.32(2): 578-583.
5. Mattar FN. Pesquisa de Marketing. Ed. completa. São Paulo: Atlas; 1996.
6. Williamson OE. The new institutional economics: taking stock, looking ahead. Journ. of Econ. Lit. 2000; v.38 (3):595-613.
7. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010 [internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2010 [cited 2020 Mar 25]. Available from: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/resultados_dou/MS2010.pdf>.
8. Malhotra N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3.ed.Porto Alegre: Bookman; 2001.
9. Pinheiro CD, Lírio VS. Fatores condicionantes da demanda de carne suína no município de Viçosa–MG. Rev. Econom. da UMA. 2003; v.8 (2):43-66.
10. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatística de gênero: Indicadores sociais das mulheres no Brasil. Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica. 2018; n.38 :13.
11. Associação Brasileira de Proteína Animal. Relatório anual: produção Brasileira. São Paulo; 2019 [cited 2020 mar 28]. Available from: <http://abpa-br.org/mercados/#relatorios >.
12. Silva M. B, Raposo JDAS, Ramos LSN. Consumidores de ovos de galinha do município de Teresina, PI. Rev. Bras. Pesq. Alimentos. 2015; v.6 (1):56-63.
13. Vivas DN, Pantolfi N, Diniz RF, Silva Junior CD, Rubio MS, Laurentiz AC. Perfil do consumidor de ovos de poedeiras comerciais no município de Ilha Solteira-SP. Anais do VII ENCIVI, 2013. [cited 2020 mar 28]. Available from: <http://www.feis.unesp.br/Home/Eventos/encivi/viiencivi-2013/36---perfil-do-consumidor-de-ovos-de-poedeiras-comerciais-no-municipio-de-ilha-solteira---sp.pdf>.
14. Novello D, Quintiliano PFDA, Ost PR. Ovo: Conceitos, análises e controvérsias na saúde humana. Arch. Latinoam Nutr. 2006; v.56 (4): 315-20.
15. Fernandes MR, Souza AV, Maciel MLS, Morais MVM, Pimenta GF, Pereira LGB, Rodrigues TJA. Perfil do consumidor de ovos de poedeiras comerciais no município de machado-MG. In: Anais do zootecnia Brasil; 27-30 ago. 2018; Goiânia (GO): PUC- GO; 2019.
16. BRASIL. Decreto 56.585, 20 jul. 1965. Aprova as novas especificações para a classificação e fiscalização do ovo. Diário Oficial da União - Seção 1 – 22 jul. 1965; 6954.
17. Freitas LW, Paz ICLA, Garcia RG, Caldara FR, Seno LO, Felix GA, Lima NDS, Ferreira VMOS, Cavichiolo F. Aspectos qualitativos de ovos comerciais submetidos a diferentes condições de armazenamento. Rev.Agrarian. 2011; v.4 (11):66-72.
18. Araujo WAG, Albino LFT. Comercial Incubation. Trivandrum, Kerala, INDIA: Transworld Research Network; 2011.
19. Oliveira HF, Carvalho DP, Ismar MG, Pedro Moraes Rezende PM, Camargo SMP, Souto CN, Oliveira SB. Fatores intrínsecos a poedeiras comerciais que afetam a qualidade físico-química dos ovos. Pubvet. 2020; v.14 (3): 1-11.
20. Benelam B, Roe M, Pinchen H, Church S. New data on the composition of UK hens’ eggs. Br Nutr Found Nutr Bull. 2012; v. 37 (4): 344–349.
21. Ziggers D. Astaxantina: Un corante y ademas saludable. Avicultura Professional. 2000, 20(8): 12-13.
22. Bertechini AG. Nutrição de Monogástricos. 2ª ed. Lavras: Editora UFLA; 2012.
23. Garcia EA, Mendes AA, Pizzolante CC, Gonçalves HC, Oliveira RP, Silva MA. Efeito dos níveis de cantaxantina na dieta sobre o desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras comerciais. Rev. Bras. de Ciênc. Avícola. 2002; 4(1):1-7.
24. Lopes EC, Oliveira CRC, Chung S, Luz WAS, Araújo ÍIM, Souza JG. Perfil do Consumidor de Ovos de Galinha na Cidade de Natal – RN. In: Anais do XI Congresso Internacional de Zootecnia, 18-22 mai. 2009; Águas de Lindóia(SP); 2009. p. 01-03.
25. Nunes EAC; Patrício PFMM, Patrício LAMM, Andrade ARS, Brasil KQ. Análise Estatística da Qualidade de Ovos Vermelhos, Comercializados nos Município de Angelim, Garanhuns, Lagoa do Ouro e São João – PE. In: Anais da IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX; 2009, Recife-PE: Universidade Federal Rural de Pernambuco; 2009.
26. Griffin BA. Eggs: good or bad. Proc. Nutr. Soc. 2016; v. 75 (3): 259-64.
27. Rong Y, Chen L, Zhu T, Canção Y , Yu M , Shan Z , Sands A , Hu FB, Liu L. Egg consumption and risk of coronary heart disease and stroke: dose-response meta-analysis of prospective cohort studies. BMJ. 2013; 346:e8539.
28. Tran NL, Barraj LM, Heilman JM, Scrafford CG. Egg consumption and cardiovascular disease among diabetic individuals: a systematic review of the literature. Diab Metab Syndr Obes. 2014; v. 7: 121–137.
29. Barraj L, Tran N, Mink P. A comparison of egg consumption with other modifiable coronary heart disease lifestyle risk factors: a relative risk apportionment study. Risk Analysis. 2009; 29 (3): 401-415.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-23

Como Citar

1.
Souza Sanches D, de Moraes Garcia ER, da Cunha de Andrade G, Ramos de Ávila L. PERFIL DO CONSUMIDOR DE OVOS DE GALINHA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS. RVZ [Internet]. 23º de fevereiro de 2021 [citado 28º de março de 2024];28:1-10. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/508

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)