ESPERANÇA E GRATIDÃO: A CIÊNCIA E TECNOLOGIA E OS AVANÇOS PARA A IMUNIZAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS 19.

  • Helio Langoni
Palavras-chave: Editorial

Resumo

       Novo ano e a esperança deve ser renovada. O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do Coronavirus 19. Muitas mudanças, com adaptações, tiveram que ser adotadas, para que pudéssemos passar por esse período com maior segurança sem, entretanto, termos que deixar todas as nossas atividades, principalmente quando pensamos no ensino, na pesquisa e no atendimento à comunidade. A área da saúde foi a que mais enfrentou e vem enfrentando os maiores desafios, para poder minimizar a dor e o sofrimento dos pacientes acometidos, e de seus familiares. Efeitos devastadores para a economia nacional e mundial, e ainda estaremos por um longo período de tempo sofrendo as consequências dos efeitos da pandemia, que será inesquecível para todos nós, que estamos vivenciando de perto ou mesmo que mais distantes, o dia a dia da sua evolução, tendo que aceitar que o principal responsável pela situação catastrófica em que o mundo se encontra, é o próprio povo, que negligência todas as orientações das autoridades de saúde, que são transmitidas  incansavelmente, quase que diuturnamente. Há abusos por parte da maioria, apesar de uma parcela consciente entender a importância da prática do distanciamento social, o uso de máscaras, da lavagem das mãos com água e sabão ou detergente, e do álcool em gél.

       Os dados recentes divulgados da vacina CoronaVac, trazem alento pois a eficácia de 50,4%, não quer dizer  que a vacina tem 50,0% de chance de dar errado. Na verdade, ao tomar a vacina, tem-se 50,4% de chances de não desenvolver  COVID-19, 78% de chances de não precisar de atendimento médico algum e 100% de chances  de não precisar ser hospitalizado ou ir para a UTI. Importante em tudo isso é que deveremos continuar cumprindo a  nossa parte enquanto cidadãos, respeitando as nossas próprias  vidas, bem como a de nossos semelhantes.  Teremos um bom tempo até que a grande maioria da população tenha sido vacinada e esteja de fato  protegida, ou seja imunizada, a partir da produção de anticorpos, em resposta às vacinas. 

       Estamos iniciando o volume do ano de 2021, da revista Veterinária e Zootecnia, que será o  28, com editoração contínua, de acordo com a liberação dos artigos após análise de mérito científico pela Assessoria, e também da normalização bibliográfica por equipe especializada. A submissão de artigos prossegue, e convidamos a comunidade científica para submeterem artigos de acordo com as normas da Revista.

       Boa leitura dos artigos já editados.

Publicado
15-01-2021
Como Citar
1.
Langoni H. ESPERANÇA E GRATIDÃO: A CIÊNCIA E TECNOLOGIA E OS AVANÇOS PARA A IMUNIZAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS 19. RVZ [Internet]. 15º de janeiro de 2021 [citado 13º de maio de 2021];28:1. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/556
Seção
Editorial

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>