AVALIAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAL PUBLICITÁRIO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA COMPLEMENTAR A ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA

Autores/as

  • Marcella Zampoli Troncarelli

Palabras clave:

medicina veterinária, marketing, produtos veterinários, alunos, docência

Resumen

O conhecimento das diferentes esferas de atuação profissional, a promoção do caráter empreendedor e a ampliação da visão de mercado são de fundamental importância no ensino de graduação em Medicina Veterinária. Proporcionar aos alunos atividades práticas interativas que contribuam com este aprendizado permite a formação de profissionais diferenciados, melhor capacitados e com visão crítica, que poderão atuar de maneira mais eficiente no mercado de trabalho. Durante a disciplina de Tópicos em Atuação Profissional, ministrada a alunos do quinto ano de graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Paulista, campus de Bauru-SP, realizou-se uma exposição teórica inicial sobre as diferentes possibilidades de atuação do médico veterinário na indústria de medicamentos e imunobiológicos. Em seguida, procedeu-se uma atividade interativa onde os alunos puderam avaliar tecnicamente diversos materiais publicitários de produtos veterinários, segundo quesitos pré-estabelecidos. Os resultados das referidas avaliações são apresentados no presente trabalho. Segundo relatos dos alunos, a atividade realizada contribuiu para a ampliação da visão empresarial da profissão, além de permitir o entendimento sobre o processo de elaboração de materiais publicitários na área médica veterinária. Relatou-se ainda que foi possível assumir uma visão crítica com relação a eventuais pontos positivos e negativos relacionados à forma de apresentação técnica dos produtos pelas empresas.

Citas

Troncarelli MZ, Faria AA. A aprendizagem colaborativa para a interdependência positiva no processo ensino-aprendizagem em cursos universitários. Educação. Santa Maria-RS, 2014; 39(2):427-444.

Almosny N. Empreendedorismo no ensino da Medicina Veterinária. AMVERJ Jonal do CRMV-RJ, Ano XXII- Nº 237- Abril de 2011, p.8 Disponível em: http://amverj.blogspot.com.br/2011/06/empreendedorismo-no-ensino-da-medicina.html Acesso em: 16/02/2015.

Elizeire MB. Expansão do mercado pet e a importância do marketing na medicina veterinária. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Veterinária. 2013; 49p.

VHMA. Critical competencies: a guide for veterinary practice management professionals. 2015; 11p. Disponível em: http://www.vhma.org/associations/1346/files/VHMACriticalCompetenciesRpt.pdf Acesso em: 16/02/2015.

Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Disponível em: http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php Acesso em: 16/02/2015.

Publicado

2022-04-13

Cómo citar

1.
Troncarelli MZ. AVALIAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAL PUBLICITÁRIO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA COMPLEMENTAR A ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. RVZ [Internet]. 13 de abril de 2022 [citado 17 de diciembre de 2024];22(2):227-30. Disponible en: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/924

Número

Sección

Comunicaciones cortas

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>