COMPARAÇÃO DA ASSIMILAÇÃO DE CONTEUDO ACADÊMICO NA MEDICINA VETERINÁRIA ENTRE PERIODOS MATUTINO E NOTURNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35172/rvz.2022.v29.685

Palavras-chave:

Ambiente Educacional, Formação Acadêmica, Educação Médica Veterinária

Resumo

Atualmente há diversas evoluções metodológicas de ensino. Assim, os cursos de Medicina Veterinária devem se adequar a formação curricular, tanto para o âmbito acadêmico quanto para preparação profissional, buscando novas possibilidades de ensino-aprendizagem centralizadas no discente, inclusive quando comparada a produtividade entre o período matutino e noturno. Com este propósito, foi desenvolvido um questionário, respondido de forma voluntária pelos alunos do curso de Medicina Veterinária, buscando analisar a importância e as dificuldades apresentadas por estes na disciplina de Biotecnologia da Reprodução Animal entre os períodos matutino e noturno. O questionário foi baseado no método observacional descritivo transversal, para coleta de dados foi utilizada a ferramenta online Google Formulários, possibilitando analisar limitações individuais, potenciais, experiências e expectativas sobre o conhecimento acadêmico entre os discentes. Concomitantemente, o questionário avaliou a realidade socioeconômica e cultural dos discentes. Através dos resultados foi possível concluir que alunos do período noturno, devido à realização de outras atividades durante o dia e fatores relacionados com a rotina apresentam maior estresse e cansaço. Tais fatores influenciam diretamente no desgaste físico, psicológico e emocional dos discentes, do período noturno. Assim sendo, alunos de Medicina Veterinária do período noturno, na disciplina de Biotecnologia da Reprodução Animal, apresentam maiores dificuldades de assimilar conteúdo quando comparados aos alunos do período matutino.

Referências

MEC - Ministério da Educação. e-MEC - 1 v.5.834.1-6873 [Internet]. Mec.gov.br. 2021 [citado 13 de julho de 2021]. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/ DOI: https://doi.org/10.22201/fpsi.20074778e.2022.1.21.77778

Oliveira SJ. Inserção da medicina veterinária na história do brasil. Revista veterinária em foco [Internet]. 2018 [citado 10º de julho de 2021]; 16(1):32-45. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/veterinaria/article/view/5152/3430

Mello MT. Situação atual do ensino de medicina veterinária no Brasil – Animal Business Brasil [Internet]. Animal Business Brasil. 2018 [citado 10º de julho de 2021]. Available from: https://animalbusiness.com.br/medicina-veterinaria/formacao-pratica/situacao-atual-do-ensino-de-medicina-veterinaria-no-brasil/

Carvalho CA, Marçal WS. Prática hospitalar como ferramenta pedagógica e vocacional na medicina veterinária. rev ci vet [Internet]. Out 2016 [citado 10º de julho de 2021]; 30:110-3. Disponível em: https://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/33325

Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 9. ed. Joinville: Univille; 2010. 146 p.

Nunes TC, Nunes FAA, Camelo JS. Aplicativos na Medicina Veterinária: Ferramentas de Auxílio do Estudante ao Profissional [artigo na internet]. Sobral: Centro Universitário UNINTA; 2017 [citado 10º de julho de 2021]. 4 p. Disponível em: http://prpi.ifce.edu.br/nl/_lib/file/doc2183-Trabalho/APLICATIVOS%20NA%20MEDICINA%20VETERIN%C1RIA.pdf

Pricinote SCMN, Gomes ALS, Monteiro Filho A, Silva BLW, Souza Junior RE de, Ferreira DM, et al. Percepção Discente sobre o Ambiente Educacional da Disciplina de Semiologia Médica. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2020 [citado 10º de julho de 2021]; 44(1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/WYss6Y9xty8MNMyFVDWmG9c/abstract/?lang=pt# DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190204

Pimpão CT, Catapan DC, Rocha RMVM, Chi KD, Teixeira VN, Madeira HMF, et al. Desenvolvendo competências na aprendizagem de estudantes de medicina veterinária. RVZ [Internet]. 29º de setembro de 2017 [citado 10º de julho de 2021];24(3):592-603. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/296 DOI: https://doi.org/10.35172/rvz.2017.v24.296

Duque JC, Brondani JT, Luna SPL. Estresse e pós-graduação em Medicina Veterinária. RBPG [Internet]. 2005 [citado 10º de julho de 2021]; 2(3). Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/63

Silva VS, Hoch GC, Pereira EP, Silva RS, A. Silva DAR, Brum DS. Análise como Prática Pedagógica sobre os Discentes de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Uruguaiana - RS. SIEPE [Internet]. 15º de março de 2013 [citado 10º de julho de 2021]; 4(2). Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/59517

Johnson K. Aplicação da Pedagogia Histórico-Crítica no Curso de Medicina Veterinária. In: Anais da XVIII Semana de Educação [Internet]; 2019, Nov 11-14; Londrina, PR. Londrina: Universidade Estadual de Londrina; 2019 [citado 10º de julho de 2021]. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2019/EIXO%203/4.%20APLICACAO%20DA%20PEDAGOGIA%20HISTORICO-CRITICA.pdf

Silva RMFL da, Rezende NA. O ensino de semiologia médica sob a visão dos alunos: implicações para a reforma curricular. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. Mar 2008 [citado 10º de julho de 2021]; 32(1):32–9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/dJnpyLjFgYcgctnXJJLhNWM/abstract/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100005

Junior GA, Gaya CM, implicações do uso de álcool, tabaco e outras drogas na vida do universitário. Revista Brasileira em Promoção da Saúde [Internet]. 2015 [citado 10º de julho de 2021]. 28(1):67-74. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=40842428009 DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p67

Downloads

Publicado

2022-09-06

Como Citar

1.
Santoro I, Oliveira Kage M, do Carmo Balieiro T, Motosugue A, Artungue Inamine V, de Souza Ramos Angrimani D. COMPARAÇÃO DA ASSIMILAÇÃO DE CONTEUDO ACADÊMICO NA MEDICINA VETERINÁRIA ENTRE PERIODOS MATUTINO E NOTURNO. RVZ [Internet]. 6º de setembro de 2022 [citado 24º de novembro de 2024];29:1-12. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/685

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)