IMPACTO EDUCATIVO DO MÓDULO CÃES E GATOS, DO PROJETO “PARA VIVER DE BEM COM OS BICHOS”

Autores

  • Osleny Viaro
  • Miguel Bernardino dos Santos
  • Silvio Arruda Vasconcellos
  • Sônia Regina Pinheiro

Palavras-chave:

avaliação, questionário, projeto educativo, professor, multiplicador

Resumo

O projeto educativo “Para Viver de Bem com os Bichos” (PVBB) foi implantado em 2002, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo nas Unidades Educacionais (U.E) do Município com a participação de 1605 escolas até 2008. Um dos propósitos do projeto é difundir e promover o conceito da posse ou guarda responsável de cães e gatos. O presente estudo foi delineado para verificar o impacto da metodologia empregada e o papel do professor como multiplicador no repasse das informações. Na primeira etapa foram utilizados questionários com questões abertas para avaliar os professores (G1) capacitados no CCZ. Na segunda etapa observou-se a atividade exercida pelos professores multiplicadores nas respectivas U.E. A avaliação dos questionários ocorreu pela análise do conteúdo e das informações das respostas obtidas, posteriormente submetidas ao teste de McNemar. Na primeira etapa, o conhecimento prévio sobre a posse responsável de animais de estimação mostrou-se insatisfatório quanto aos principais cuidados com os animais, zoonoses e sua prevenção, cuidados pré e pós-agressão, método de controle reprodutivo e sua justificativa. Na segunda etapa, constatou-se que o curso PVBB proporcionou a aquisição de conhecimento sobre os temas abordados, mas não foi suficiente para garantir a ação dos professores capacitados como instrumentos de repasse de informação técnica do projeto em sua U.E. Há necessidade de se rever a atividade do professor multiplicador criando condições que favoreçam melhorias na aplicação da teoria na prática. 

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

1.
Viaro O, Santos MB dos, Vasconcellos SA, Pinheiro SR. IMPACTO EDUCATIVO DO MÓDULO CÃES E GATOS, DO PROJETO “PARA VIVER DE BEM COM OS BICHOS”. RVZ [Internet]. 14º de dezembro de 2022 [citado 24º de novembro de 2024];17(4):502-6. Disponível em: https://rvz.emnuvens.com.br/rvz/article/view/1161

Edição

Seção

Comunicações Curtas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)